
Conhecido pela maioria das pessoas apenas pelos seus movimentos delicados e suaves, o pilates, erroneamente, é visto como uma atividade física para mulheres. Mas prepare-se para mudar de opinião ao ler esta matéria do Correio9 que apresenta os benefícios do pilates para o gênero masculino.
A fisioterapeuta Geovana Mello esclarece que quando surgiu o método pilates, os praticantes eram somente homens! Joseph Pilates, que criou o método no início do século XX, era um homem que treinava outros homens, como o alemão campeão mundial de boxe Max Schmeling (1905-2005).
Os exercícios do pilates são feitos no mat – aquele tapetinho – ou em um aparelho (são quatro, chamados de cadillac, reformer, chair e ladder barrel), algumas vezes acompanhados de acessórios, como círculo mágico, bola bosu e meia-lua. Esses instrumentos se combinam formando um repertório de mais de mil exercícios que acabam sendo úteis para todas as atividades do seu dia. Se você estiver sentado numa sala de espera, carregando uma mala, surfando ou lutando MMA, vai se lembrar das aulas de pilates.
De acordo com a fisioterapeuta Geovana Mello, os homens podem e devem praticar o pilates: “Os homens acham que a atividade é só para as mulheres, o que é um grande equívoco”. Ela sugere que a prática de uma hora, com uma frequência de duas vezes por semana, já está de bom tamanho.
Seja para homens ou mulheres, o pilates é uma excelente opção de atividade física, pois: melhora o desempenho em qualquer outro esporte, tonifica os músculos do corpo todo, define o abdômen, aumenta a disposição sexual, amplia a flexibilidade e a coordenação, diminui tensões, elimina o estresse e previne dores nas costas.
Se você homem já começou a “pensar fora da caixinha” e quer optar por uma nova atividade física, fugindo da rotina, que tal agendar uma aula experimental?
Comente este post