
Um projeto piloto no Espírito Santo começa a ser estudado pela Prefeitura de Nova Venécia, para melhoria da iluminação pública do município. O estudo objetiva trocar toda a iluminação pública que atualmente é composta de lâmpadas de vapor sódio e mercúrio por luminárias de LED, que gastam menos energia e contribuem para a redução da poluição.
Na manhã desta quarta-feira (21), Barrigueira recebeu em seu gabinete a engenheira civil, Natália dos Reis Monteiro, e sua mãe, Neyde dos Reis Monteiros, que são representantes da empresa Tellus Mater, para tirar algumas dúvidas sobre como funciona o projeto com lâmpadas de LED. A empresa, que é de origem portuguesa, já atua no ramo em algumas cidades da Espanha e agora começa a trazer a novidade para o Brasil.
A reunião também foi acompanhada pelos vereadores Antonio Emílio (presidente da Câmara), Juarez Oliosi e Biel da Farmácia, secretário de Obras, Sebastião de Sá, secretário de Planejamento, Edson Marquiori e o diretor de Departamento de Planejamento Estratégico, Gilmar Luis Campo Dell Orto.
Caso seja comprovado que o projeto é realmente viável, será estudada a possibilidade de uma parceria público privada, para dar andamento ao processo de troca das luminárias, já que os custos para o serviço são bem altos.
De acordo com Barrigueira, a ideia ainda está sendo construída. “Ainda estamos discutindo a viabilidade do projeto. A princípio é interessante por apresentar uma economia imensa, além de ser ecologicamente correto. Pretendemos visitar alguns municípios onde a iluminação de LED já foi implantada e conhecer de perto o funcionamento. É um projeto que está em gestação. Mas posso adiantar que essa proposta está de acordo com a nossa intenção que é sempre seguir no caminho de um desenvolvimento sólido, pensando no futuro”, finalizou o prefeito.
Comente este post