
A dependência química, como sabemos, é uma doença que envolve diversos fatores, e pesquisas mostram que o álcool é uma droga potente assim como muitas outras, que alteram a consciência e provocam graves efeitos sobre o bem-estar físico, emocional e social do indivíduo.
Pesquisas indicam que a grande maioria dos dependentes químicos começa a fazer uso na adolescência, que segundo estudiosos, nesta fase do desenvolvimento, esses adolescentes, em busca de sua identidade, estão mais sujeitos a frustrações e também, mais suscetíveis à influências.
Quando o problema não é solucionado nesta fase, tende a continuar quando adulto, que usam do vício para suprir necessidades afetivas ou fugir dos problemas e das responsabilidades que esta nova fase apresenta. O consumo de drogas tende a aumentar cada vez mais para satisfazer as necessidades do vício, levando o dependente químico à autodestruição, a destruição da família e de todos que vivem ao seu redor, passando a controlar esse dependente, que deixa de cumprir sua rotina atual e sem condições de manter a dependência, começa a praticar furtos dentro e fora da própria casa.

Em Nova Venécia, os missionários Bruno Melo e sua esposa Senate Sena têm desenvolvido um trabalho muito bonito e louvável em nossa região. O casal trabalha na recuperação de dependentes químicos, sem a ajuda de qualquer instituição governamental ou privada.
Eles já trabalharam nesta área social durante muitos anos na Grande Vitória. Em 2014, vieram para Nova Venécia para trabalhar na colheita de café e fixaram moradia na cidade. Por aqui, perceberam a dificuldade em que muitos cidadãos viviam em relação às drogas, e notaram a falta de apoio que eles enfrentavam, sem mesmo ter um trabalho de conscientização presente para ajudar àqueles que estavam necessitados. Foi daí que veio a ideia de dar continuidade no trabalho de recuperação de dependentes químicos e transformar a vida dessas pessoas.
Esse trabalho do casal é uma extensão do projeto da Igreja Encontro com a Vida, que conta com bases missionárias espalhadas por grande parte do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Bruno nos conta que em breve uma base missionária será aberta em Nova Venécia, onde a pessoa será internada e receberá todos os cuidados necessários. Porém, enquanto essa base não for instalada, ele continuará levando os dependentes químicos para as outras bases. Conta também que o projeto não é específico para o atendimento de dependentes, mas também ajuda crianças abandonadas e casos de prostituição.
“O propósito sempre foi e sempre será resgatar vidas que estão no mundo das drogas, e trazer para o reino de Deus; este é o nosso objetivo. Tudo é por amor. Se não houver amor, não tem como fazer esse trabalho”, salienta o missionário.

Bruno se diz disposto a prosseguir com este trabalho e explica como você pode ajudar ao próximo também. Basta somente entrar em contato com ele ou com seu pastor Egrinaldo Santos, ou com qualquer pessoa que estiver na igreja, que eles se mobilizarão para atender qualquer necessidade das pessoas. Seja na hora de levar o dependente pessoalmente para os centros de recuperação e até mesmo para fazer visitas, sempre acompanhando os casos que ajudam, para que tenha bons resultados.
Ele agradece as pessoas que já o ajudaram até este momento com doações, seja com materiais de higiene, roupas, comida, combustível, dinheiro e inúmeras formas que os venecianos têm colaborado, e pede para que outras pessoas possam também ajudá-lo com mais doações, para que ele prossiga com esse belíssimo trabalho para ajudar cada vez mais um número maior de pessoas.
Bruno e sua esposa estão à disposição de qualquer um. Para entrar em contato com eles, seja para requerer ajuda ou para efetuar uma doação, você pode ligar para o número (27) 9.8825-5028 ou (27) 9.9721- 6350.
Comente este post