
A fisioterapia é um tratamento indicado para dores ou reabilitações relacionadas às questões motoras, acidentes, lesões e sequelas congênitas. De acordo com a fisioterapeuta Uiara Mello, a maior parte dos atendimentos está relacionada às lesões musculares, dores na coluna e pós-operatório. “Quando se trata de coluna, geralmente os casos envolvem patologias como a hérnia de disco”, afirma.
Para as pessoas que perderam os movimentos de forma parcial ou total, a fisioterapia também pode trazer benefícios. No caso dos paraplégicos, a qualidade de vida dessas pessoas melhora com o fortalecimento da parte superior do corpo, ganhando mais movimento, estabilidade e independência nas atividades cotidianas. Para os tetraplégicos, a fisioterapia auxilia a evitar deformidades nas articulações.
Muita gente não sabe, mas não é necessário ter indicação médica para fazer fisioterapia. O importante é ter acesso a um profissional qualificado e formado na área. A fisioterapia proporciona muitos benefícios. Para quem sofre com dores crônicas, o atendimento fisioterápico faz com que se minimize o uso de medicamentos, evitando assim, os efeitos colaterais de alguns remédios. Além disso, muitas pessoas podem fazer fisioterapia no pré-operatório, garantindo assim, mais resistência no processo cirúrgico. Para quem sente dores relacionadas à tensão e estresse do dia a dia, a fisioterapia também pode auxiliar a trabalhar toda essa musculatura.
A fisioterapia pode ser feita em todas as idades e existem várias especialidades, como a geriátrica, motora, pediátrica, respiratória, neurológica e ortopédica.
Comente este post