
A intensa chuva que atingiu o município de Nova Venécia, na tarde desta terça-feira (5), deixou a cidade arrasada. A água invadiu dezenas de casas, deixando muitas famílias desalojadas e desabrigadas.
Um dos bairros mais atingidos foi o Aeroporto. Segundo a Secretaria Municipal de Ação Social, 20 famílias do local estão desalojadas e 3 desabrigadas. Em alguns pontos do bairro, a água chegou a subir mais de um metro de altura dentro das casas. Já no bairro Rúbia, 11 famílias estão desalojadas e 1 desabrigada. No bairro Altoé, duas famílias tiveram que deixar suas casas.
A maior parte das pessoas foi levada para casa de familiares e amigos. Outras famílias estão provisoriamente na escola Stanislaw Zucoloto.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, as fortes chuvas se concentraram em pontos distintos do município. Na Cidade Alta o pluviômetro registrou 156 milímetros, em cerca de uma hora, o que representa mais da metade do que o esperado para todo o mês de dezembro. Já no Centro foram registrados 102 milímetros. No bairro Santa Luzia choveu 56 milímetros.
A chuva provocou alagamentos e destruição em vários pontos da cidade. Ruas ficaram esburacadas e blocos, paralelepípedos e meios-fios foram levados pela força da correnteza. A Secretaria Municipal de Obras está com a equipe concentrada na recuperação da cidade. A Avenida Guanabara foi um dos locais mais arrasados. Os bairros Aeroporto, Iolanda, Rúbia e Margareth também ficaram bastante destruídos.
Na região do Córrego Refrigério, três represas estouraram. Em outras localidades do interior a chuva chegou em pequenas proporções. A Secretaria Municipal de Agricultura e a Defesa Civil estão percorrendo outras localidades para fazer um levantamento mais preciso.
Doações
Muitas famílias perderam tudo e precisam de doações. Muitos voluntários já se mobilizaram doando lençóis, colchões e roupas para passar as noites. Agora, a Secretaria de Ação Social iniciou uma campanha para arrecadar principalmente alimentos, materiais de limpeza e utensílios domésticos. As doações devem ser encaminhadas ao Centro de Convivência do Idoso (CCI), situado na Rua Santa Tereza, bairro Beira Rio, próximo ao hospital São Marcos.
Contatos: Bombeiros: 193 / Defesa Civil: (27) 3772 6176 / Sec. Ação Social: (27) 3752 9029
Comente este post