
Produtores rurais de Nova Venécia receberam nesta quinta-feira (30), mudas de árvores frutíferas provenientes de emenda parlamentar do deputado Padre Honório (PT).
Ao todo, setenta produtores foram beneficiados com as mudas, serviço que faz parte de um contexto maior, um processo de longa data para a criação de uma cadeia produtiva, podendo em um determinado prazo, ser feito beneficiamento das poupas e comercializadas posteriormente.
A distribuição de mudas para os produtores faz parte do projeto Interagir para Construir. Segundo o deputado Padre Honório, “é importante criar para esses produtores, novas formas de subsistência e diversificar suas produções, uma vez que nossa região é forte na produção de café e pimenta”.
Esse também é o ponto de vista do vice-prefeito de Nova Venécia, Adelson Salvador; “A produção de fruticultura em nosso município ainda é bem tímida, aqui se explorou muito o café, a pimenta e outras culturas, agora precisa abrir esse leque de opções para esse manjo”.
Foram distribuídas 3.500 mudas de goiaba e cajá-manga anão. Em uma outra oportunidade será entregue as mudas de graviola e acerola. Estas frutas foram escolhidas pelos produtores, juntamente com técnicos e gestores que realizaram vários seminários e palestras, e também analisaram o clima e o solo da região, para encontrar as espécies que melhor se adequariam à nossa realidade.
Antes de receberem as mudas, os produtores tiveram um treinamento de como fazer o plantio e também a forma de molhar essas plantas, para que a produção cresça gradativamente e possam aproveitar o máximo possível de cada pé. “Já temos a prática do campo, mas não sabemos se estamos fazendo da forma correta, pois a vida toda fizemos de um jeito só, agora com essas orientações eu sei que preciso mudar a forma que lido com minha lavoura, e tenho certeza que minha produção vai crescer”, disse Conceição Carvalho, produtora rural.
Assessores do deputado e outros órgãos ligados a essa ação, irão acompanhar o plantio e o desenvolvimento das mudas entregues.
Comente este post