Seminário debate gestão dos recursos hídricos em Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na noite desta quarta-feira (21) o 1º Seminário sobre Recursos Hídricos e Saneamento Básico. O evento, que foi alusivo ao Dia Mundial da Água – celebrado em 22 de março, aconteceu na Câmara de Vereadores.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Pedro Gonçalves, abriu os pronunciamentos ao destacar questões relacionadas ao uso racional da água e a preservação e recuperação dos mananciais. “É um assunto latente que devemos debater e desenvolver ações de imediato diante da necessidade de preservação de recursos hídricos, destacando a importância da água para a sobrevivência humana e para a manutenção da saúde. Estou muito feliz com o engajamento social dos venecianos diante da necessidade de se produzir de maneira sustentável. Este seminário foi a primeira de muitas ações com foco no Plano Municipal de Saneamento Básico. Por meio destas ações, vamos escrever novos rumos ambientais para Nova Venécia e região. Em breve novos eventos ambientais serão lançados na mesma linha de raciocínio”, disse o secretário.

Cerca de 100 pessoas, entre secretários municipais, estudantes, produtores rurais, representantes de associações e cooperativas agropecuárias, lideranças empresariais e políticas e integrantes da sociedade civil organizada estiveram presentes.

O vice-prefeito de Nova Venécia, Adelson Salvador, aproveitou o momento para falar da necessidade de desenvolver ações de forma imediata. “É preciso agir hoje para garantir o futuro. Antigamente quando se falava na possibilidade de faltar água, muita gente não acreditava. Hoje a palavra racionamento faz parte do nosso dia a dia e isso se torna cada vez mais preocupante. Parabéns pela iniciativa e esperamos que a causa seja abraçada pela sociedade”, frisou Salvador.

O foco do seminário foi a sustentabilidade e o aumento da segurança hídrica, voltada para a geração de oportunidades por meio de orientações relacionadas à adoção de práticas sustentáveis.

Três palestras foram proferidas durante o seminário. O gestor do Polo de Nova Venécia da Cesan, Hebber Ziviani Contarato, abordou o tema “Qualidade em Saneamento”. Em seguida, a agente de desenvolvimento Ambiental e de Recursos Hídricos da Agerh, Silvia Batista Soares, falou sobre “A Importância da Água”. Terceiro e último palestrante da noite, o representante do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Gerson Lima Alves, discutiu o “Monitoramento Hidrológico”.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.