Quantas pessoas no mundo tem o mesmo sobrenome?

Não vale somente para os “Silva”, “Santos”, “Ferreira”, “Dias” e “Gomes”. Um novo site consegue provar que seu nome é muito mais comum do que você poderia imaginar. O Forebears reúne uma enorme base de dados com a finalidade de mostrar onde estão as pessoas com o mesmo sobrenome que o seu no mundo. Há informações e significados disponíveis para mais de 11 milhões de sobrenomes.

Para além de saciar nossa curiosidade momentânea, o Forebears diz que quer ser uma referência para ajudar pesquisadores a encontrar registros históricos e genealógicos de nossos antecessores. É possível conseguir obter quantas vezes seu nome foi citado em registros de igrejas e jornais e até comparar a sua incidência no mundo em determinado ano.

O buscador mostra sobre um mapa-múndi os países com maior ou menor frequência de um sobrenome. Também traz uma lista com o número de pessoas que possuem determinado sobrenome, sua frequência de uso (seguindo um formato do tipo “uma em cada X pessoas tem esse sobrenome”) e a posição que ocupa no ranking de sobrenomes de determinado país.

O Forebears também fornece, em forma de dicionário, informações sobre o significado dos sobrenomes e os motivos históricos para a sua distribuição geográfica no planeta. O portal afirma que a maioria dos sobrenomes no mundo é patronímica, ou seja, deriva do nome de um ancestral masculino, mas também há muitos relacionados a profissões, regiões geográficas ou lugares, e, em menor medida, os descritivos e matronímicos (derivados do nome de uma antepassada).

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here