Na manhã desta quinta-feira (20), o governador Paulo Hartung acompanhou os trabalhos de implantação e pavimentação da Rodovia ES 315, no trecho entre Patrimônio Dilô e São Mateus, e a pavimentação e drenagem nas áreas urbanas das comunidades de Santa Maria, Bela Vista e Dilô Barbosa, entre Boa Esperança e Patrimônio Dilô. O governador estava acompanhado do Secretário de Transporte e Obras Públicas (Setop), Paulo Ruy Carnelli, do diretor-geral do Departamento de Estadas de Rodagem (DER-ES), Gustavo Perin, e de engenheiros do órgão e outros convidados. O investimento é de R$ 50 milhões com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Essa é uma estrada muito importante aqui no Norte do Espírito Santo. É um trecho rodoviário que está interligando, com asfalto, os municípios de São Mateus e Boa Esperança. Nas regiões de comunidade, realizamos um trabalho específico de urbanização com Pavi’s, material de alta resistência, e a obra está ‘andando’ dentro do cronograma. É um investimento de aproximadamente R$ 50 milhões e temos recurso em caixa. A obra vai seguir até o fim, trazendo benefício para a população”, afirmou o governador Paulo Hartung.
As obras complementam o serviço de pavimentação de 25,74 quilômetros da rodovia no trecho de Boa Esperança até Patrimônio Dilô já entregue à população. Faltavam apenas as intervenções nas áreas urbanas. As três comunidades terão a via pavimentada com blocos intertravados, além de sinalização viária e abrigos de passageiros nos pontos de ônibus.
A obra mais intensa na ES 315 será realizada com a pavimentação dos 25.53 quilômetros que ligam Dilô até o entroncamento com a BR 101, em São Mateus. Uma nova via com faixa de rolamento de sete metros na zona rural e oito metros no trecho urbano, sinalização viária e abrigos de ônibus. Nesse trecho há diversas comunidades, inclusive quilombolas, que terão mais conforto para se dirigirem à sede do município.
Pavimentação da ES 010
Outra obra visitada pelo governador foi a de pavimentação dos 20.6 quilômetros da ES 010, no trecho que liga a Vila de Itaúnas – um dos pontos turísticos mais visitados do Estado – ao entroncamento da Rodovia ES 421, em Conceição da Barra.
A rodovia terá duas pistas com 3,5 metros de largura, mais 1,5 metro de acostamento e na chegada de Itaúnas terá uma ciclovia com extensão de três quilômetros. Próximo ao entroncamento da ES 421, também haverá outro trecho de ciclovia com cinco quilômetros de extensão.
Em alguns pontos da via – onde a velocidade é mais reduzida – a pista será de bloquete de concreto. Serão construídos seis pontos de ônibus com abrigos, faixa multiuso em trechos de maior movimentação, facilitando a mobilidade das pessoas, e quatro pontes de vigas metálicas e de concreto, com passagem para dois veículos, substituindo as atuais, construídas em madeiras.
O investimento na obra é de R$ 42 milhões e 10% desse total serão aplicados no atendimento das condições ambientais, com plantio de 5 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para reflorestar a região e construção de 16 passagens de fauna, sendo quatro aéreas e 12 subterrâneas, para facilitar o trânsito de animais entre os lados da rodovia e evitar o perigo de serem atropelados na pista.
Aeroporto de Linhares
A última visita foi ao Aeroporto de Linhares, que está em obras de ampliação e passará a atender à demanda de passageiros para voos regionais e executivos das Regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo, além de servir como alternativa para voos que passariam pela capital.
A obra é resultado do convênio entre o Governo Federal e o Governo do Estado, com execução do DER. A ampliação permitirá que o aeroporto tenha uma nova pista de pouso e decolagem (que passará de 1350 metros x 30 metros para 1860 metros x 45 metros) com capacidade de receber aeronaves com mais de 130 passageiros.
A pista de táxi existente será melhorada, e o pátio das aeronaves, ampliado. Essas intervenções permitirão que o aeroporto, que hoje opera com voos particulares, receba aeronaves de maior porte.
“São obras que trazem facilidade e conforto às populações da região. Principalmente para os agricultores que transportam suas produções e precisam chegar até aos centros de comercialização. Facilita também o deslocamento do morador da comunidade que necessita ir à sede do município para o seu dia a dia, ir ao banco, fazer consulta médica e outras atividades. Para Itaúnas é um sonho realizado porque é um dos pontos turísticos de maior movimento, principalmente no verão. Então, essa rodovia pavimentada trará segurança aos seus usuários. Já o aeroporto será uma porta de desenvolvimento da região”, disse Gustavo Perin.
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