Governador institui Grupo de Trabalho para definir melhorias em portais da transparência

A DECISÃO de criar um colegiado para avaliar o tema veio após a demanda por mudanças nos portais, feita pela Assembleia Legislativa.

A CRIAÇÃO do grupo foi anunciada pelo governador Renato Casagrande.

 

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou a criação de um Grupo de Trabalho para definir ações conjuntas de melhoria das informações publicadas nos portais de transparência pública estaduais. O colegiado será coordenado pelo secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

Além de integrantes do Poder Executivo, o grupo conta ainda com representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública do Estado. O objetivo do Grupo de Trabalho é avaliar a maturidade dos portais de transparência de cada Poder e traçar esforços conjuntos para melhorias.

O grupo deverá apresentar o escopo com propostas para serem implantadas em cada instância estadual no prazo de 30 dias. A decisão de criar um colegiado para avaliar o tema veio após a demanda por mudanças nos portais, feita pela Assembleia Legislativa. Os deputados aprovaram um projeto de lei estabelecendo mudanças na forma como as informações são publicadas. No entanto, acolhendo a recomendação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que emitiu parecer pela inconstitucionalidade da proposta, o governador vetou a matéria.

O entendimento da PGE foi de que o projeto de lei tinha vício de iniciativa, já que a matéria criava obrigações para outros poderes além do Legislativo. A criação desse colegiado visa suprir essa demanda por mecanismos que garantam maior transparência aos dados públicos, por meio do diálogo entre os poderes.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here