Espinha na fase adulta; veja como evitar

Acne é um problema que atormenta OS adolescentes. Contudo, as incômodas espinhas podem aparecer também na fase adulta. Segundo Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, estudos têm demonstrado que mulheres são mais propensas do que os homens a desenvolver acne na idade adulta.

 

Causas

Segundo a especialista, a acne adulta em mulheres está ligada aos fatores hormonais. Por esse motivo, é comum ver grávidas com espinhas no início da gestação, quando o hormônio progesterona atinge níveis maiores.

 

Tipos de acne adulta

 

Tratamento

LAVAR O rosto duas vezes por dia ajuda a evitar a acne adulta.

De acordo com a dermatologista, há várias formas de tratar a acne adulta, como o uso de medicamentos com derivados de vitamina A, mais conhecidos como retinoides tópicos. “Esses produtos impedem a formação de espinhas, diminuem a inflamação e ajudam na redução secreção sebácea, que causa a oleosidade da pele”, diz ela. Essa terapia também ajuda a minimizar as rugas e os danos causados pelo sol porque estimula a produção de colágeno.

“Para tratar a acne adulta de maneira efetiva, é preciso também analisar o tipo de pele do paciente”, afirma Carolina. Na pele oleosa, é indicado combinar o uso de medicamentos tópicos com produtos de limpeza que contenham ácido salicílico.

Outra opção de tratamento são os procedimentos estéticos que usam laser ou luz. “Os lasers também são bons para tratar as manchas e cicatrizes associadas às espinhas”, completa.

Como evitar

Lavar o rosto duas vezes por dia com um produto específico para o tipo de pele é a primeira dica para evitar as espinhas na fase adulta. “Escolher a maquiagem certa também é importante. Produtos com base mineral costumam ter uma boa cobertura e não causam obstrução dos poros”, completa.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.