Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Sangria (01/08/2018)

Mais Um
Depois da cassação do vereador Ronaldo Barreira, esta semana mais uma bomba caiu na Câmara de Nova Venécia. Agora, a polêmica gira em torno do afastamento do vice-presidente da Casa, Cabo Tikeira. A investigação é sobre a existência de um suposto “rachid”, que estaria sendo praticado por ele. Ele alega inocência.

O Pedido
Quem mandou o vereador Tikeira para o banco de reservas foi a Justiça, nesta segunda-feira, 30, a pedido do Ministério Público. Segundo o MP, o vereador se utiliza do cargo para obter empréstimos bancários consignados em nome de servidores da Câmara de Nova Venécia. O empréstimo consignado é descontado na folha de pagamento dos servidores. O órgão alega que o vereador exonerava dos cargos quem se recusava a fazer empréstimos, além de ameaçar as testemunhas ouvidas no caso.

Rachid
É a alcunha dada à prática de cobrança de um percentual dos salários pagos aos funcionários comissionados, indicados pelo vereador. Ou seja, para manter o emprego, o funcionário tem que pagar parte do que recebe ao vereador. E isto é crime.

Parafraseando
O deputado-presidenciável Jair Bolsonaro disse numa entrevista: “Para não ir para a cadeia é só não matar, não roubar, não estuprar, não traficar…”. Um servidor do alto escalão da Câmara de Nova Venécia resumiu os últimos acontecimentos da Casa de Leis: “Para não ter problemas é só não furtar notebook, não marcar exames aqui dentro (da Câmara), não fazer ‘rachid’ e não mostrar o ‘bilau’.

Aguarde…
A história do ‘bilau’ ainda está escondida, mas o ‘bilau’ vai aparecer. Tem gente que, ainda, não sabe qual a serventia da cueca!

Urubu de Maiô
Se o ‘bilau’ aparecer, será a terceira investigação sobre conduta de vereador, apenas este ano. A coisa está feia, que nem urubu de maiô!

Sorte
Um avião com 99 passageiros e quatro tripulantes caiu na cidade de Durango, no México, nesta terça-feira (31). Incrivelmente, todos sobreviveram a queda.

Apelo
Motoristas e pedestres estão apelando para “alguém” resolver o problema do semáforo da Avenida Vitória, no Centro de Nova Venécia. A luminosidade é deficiente, e ainda fica prejudicada pelo reflexo da luz solar. Em algumas horas do dia, os condutores precisam de bola de cristal para saber a indicação do sinal de trânsito. É impressionante como um problema que está “na cara” de todos, não é resolvido pelos órgãos competentes. Ou seria incompetentes?

Jiboia
Em Nova Venécia – que vem registrando a invasão de todo tipo de peçonhentas – o leitor Osmar Nogueira fotografou nesta semana um filhote de jiboia. Ela estava à margem da rua que liga os bairros Rúbia e Dom José Dalvit (nas proximidades do Colina Country Clube). Na foto abaixo, é possível vê-la sobre o meio-fio, tentando entrar num bueiro.

Onde É?
O assunto desta terça-feira, nas redes sociais, foi a participação do presidenciável Jair Bolsonaro no programa Roda Viva. Ele respondeu a tudo, menos as perguntas que lhe foram feitas. Será que ele sabe onde é o Posto Ipiranga?

Ele Falou:
Confira uma “seleção” com sete frases ditas por Bolsonaro durante o programa:
1 – “Não sabia que o Eduardo Cunha tinha problemas com a Justiça”.
2 – “Paulo Guedes (economista da campanha do PSL) é meu posto Ipiranga”
3 – “Os portugueses nem pisavam na África, os próprios negros que entregavam os escravos”.
4 – “Que dívida histórica é essa que temos com os negros?”.
5 – “Políticas para que a mortalidade infantil deixe de subir? Tem a ver com a questão da alimentação da mãe, muitas gestantes não fazem sua higiene bucal também”.
6 – “Trump está fazendo um excelente governo no seu país”.
7 – “Tenho mais de 500 projetos apresentados em 27 anos” (São 176, corrigiu um dos entrevistadores).

Oi?
Quem, em sã consciência pode ignorar mais de 300 anos de escravidão no Brasil? Oi, como assim?

Em Vix
Falando em Bolsonaro, o presidenciável esteve em Vitória nesta terça-feira (31). Ele chegou no Aeroporto Eurico Salles às 18 horas e foi recepcionado por centenas de fãs. De lá, seguiu para um evento do PSL, realizado no Ginásio do Álvares Cabral. Bolsonaro apoia o pré-candidato ao Governo do Estado pelo seu partido, o tenente-coronel Carlos Alberto Foresti.

Conselho Tutelar
Estão abertas as inscrições para concorrer ao cargo de conselheiro tutelar em Nova Venécia. Para mais informações, basta procurar a própria entidade ou a Secretaria de Ação Social do município. As inscrições vão até o dia 10 de agosto. O salário de conselheiro é de R$ 1.050,00 + ticket de R$ 280,00.

Arrependido
Uma ideia, bizarra, surpreendeu a cidade de São Gabriel da Palha, esta semana. Depois de trair a sua mulher, um homem resolveu pedir perdão. O inusitado foi a forma usada pelo arrependido. Ele colocou um outdoor em uma, movimentada, rua da cidade com os dizeres: “Nilza perdoe meu erro… Nunca mais te farei sofrer… Eu te amo como nunca amei ninguém”… Será que a Nilza deve perdoar?

Poderoso, Demais, Demais, Demais…
Depois de ter sido tema de reportagem do Correio9, o “Poderoso, Demais, Demais, Demais… Nascido ante do relampo, demais…” Deu autógrafo esta semana, durante “visita” ao Fórum de Nova Venécia. A rubrica foi feita na capa do jornal, com a matéria. Está todo, todo; o poderoso!

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.