
Elias de Lemos (Correio9)
Um fato curioso tem chamado a atenção de quem transita pela Ponte Cristiano Dias Lopes, no Centro de Nova Venécia.
Uma marreca aproveitou a pilastra caída para fazer seu ninho e lá está chocando. Eram sete colunas, sendo que uma caiu na enchente de 2013.
Os marrecos habitam o Rio Cricaré, no Centro da cidade, desde a década de 1990. Foi uma invenção do ex-prefeito Wilson Luiz Venturim, o Japonês, que, depois, também foi reaproveitada na gestão do ex-prefeito Mário Sérgio Lubiana, o Barrigueira.
Depois de tanto tempo, é inimaginável passar por lá e não vê-los. Na verdade, em pontos das margens do rio também são comuns os ninhos das aves.
Mais curioso é que parece que o berço da “penosa aquática” foi feito para provar que as pilastras (quase centenárias) devem ficar onde estão.
POLÊMICA
A permanência ou não da antiga arquitetura foi assunto polêmico em Nova Venécia neste ano de 2021, depois que o vereador Juarez Oliosi apresentou uma indicação, ao prefeito André Fagundes, no mês de abril, para retirá-las.
O Correio9 repercutiu o assunto com exclusividade nesta reportagem (https://correio9.com.br/pilares-da-velha-ponte-sem-ter-o-que-fazer-vereadores-de-nova-venecia-cacam-chifre-em-cabeca-de-cavalo/) e, também, nas colunas Sangria e Rugido do jornal. Praticamente toda a população veneciana é contra a retirada e certamente a ideia não vai vingar.
VEJA MAIS FOTOS:
Comente este post