
A apresentadora e empresária Mia Mamede, de 26 anos, representante do Espírito Santo, é a vencedora do Miss Universo Brasil 2022 e conseguiu o feito inédito de ser a primeira capixaba eleita Miss Brasil com a faixa de Miss Espírito Santo em 68 anos de existência do certame que começou em 1954.
Mia Mamede venceu o Miss Universo Brasil 2022, realizado na noite desta terça-feira (19), em São Paulo. A capixaba, de 26 anos, agora representará o Brasil na edição mundial do concurso, que acontecerá nos Estados Unidos.
Quem passou a faixa neste ano foi a cearense Teresa Santos, Miss Universo Brasil 2021.
Cinco representantes chegaram à etapa final da competição, que foi realizada no formato on-line, sendo presencial apenas o evento com as finalistas nesta terça-feira: Rebeca Portilho, Miss Amazonas 2022; Luana Lobo, Miss Ceará 2022; Mia Mamede, Miss Espírito Santo 2022; Isadora Murta, Miss Minas Gerais 2022; e Alina Furtado, Miss Rio Grande do Sul 2022.
O processo de escolha das representantes ocorreu durante todo o mês de junho. Foram três semanas de entrevistas com as 26 candidatas de cada estado e etapas eliminatórias até checar às cinco finalistas.
Todas candidatas responderam a seguinte pergunta: “O Brasil é o quinto país no mundo com maior índice de violência contra a mulher. Como o Miss Universo Brasil, qual a sua responsabilidade social? Com esse tema, o que você pretende fazer para prevenir e combater a violência contra meninas e mulheres brasileiras?”.
A capixaba respondeu: “A minha responsabilidade como miss é ser um exemplo pra outras mulheres e o papel da miss vem evoluindo muito, desde quando ele foi construído lá 1950. A miss do século 21 ela tem que ser profissional, ela tem que ter uma visão, ela tem que ter um propósito, saber para o que ela veio. Ela é uma miss empoderada. Então, eu quero ser este exemplo pra outras jovens meninas”.
“Eu quero incentivar mais mulheres a pegar posições de liderança pra que elas possam fazer parte da mudança que a gente precisa desde mudar a educação pra desconstruir o machismo enraizado que nós temos ainda nesse país. E essa educação ela começa em casa, ela é na escola e ela é sim em mulheres de posições de liderança criando projetos sociais que vão atingir toda a população”, afirmou Mia.
Agora, Mia Mamede irá concorrer ao Miss Universo, nos Estados Unidos, que ainda não teve a data do evento divulgada.
“A candidata que for eleita vai representar a organização do concurso e também se transformará num símbolo para o país. E por isso precisa apresentar outras qualidades além da aparência. É fundamental que tenha uma personalidade que chame a atenção e se destaque entre as demais, além de ser comunicativa, segura, confiante e que tenha muita clareza em relação ao seu propósito na sociedade e no trabalho que desenvolve como miss”, disse Marthina Brandt, diretora nacional do evento.
A ordem das classificações no concurso ficou: Mia Mamede (ES) em 1º lugar; Rebeca Portilho (AM) em 2º; Isadora Murta (MG) em 3º; Luana Lobo (CE) em 4º; e Alina Furtado (RS) em 5º lugar.
Comente este post