
Elias de Lemos (Correio9)
No último fim de semana, aconteceu o Festival Cultural na Varanda da Bia, levando cultura, capoeira e solidariedade para o Natal da garotada que participa do projeto desenvolvido no Bairro Padre Gianni, em Nova Venécia, na Região Noroeste do Espírito Santo.
O Festival começou na sexta-feira (15) e encerrou no domingo (17) com ampla participação. A realização é parte do projeto Acapoeira na Varanda, que, como o nome diz, acontece na varanda da Bia. Bia é a senhora Beatriz Machado, uma voluntária do Bairro Padre Gianni, que há muitos anos idealizou o projeto “Mãozinhas”, que recolhe presentes para as crianças do bairro, todos os anos, no período do Natal. Ela distribui desenhos de mãozinhas no comércio; cada mãozinha representa uma criança, depois, passa recolhendo os presentes.
Posteriormente, o mestre Kojak Ribeiro se integrou ao trabalho da Bia, oferecendo oficinas de capoeira aos sábados para a meninada do bairro.
Para coroar as realizações deste 2023, Kojak, junto com o coordenador geral do evento, Josemar Ribeiro e a produto produtora cultural Christine Avelar organizaram o divertido festival que durou três dias.
O Bairro Padre Gianni é ainda é muito jovem, foi construído sem planejamento e possui muitas carências. Sendo assim, Bia e Kojak trabalham no sentido de levar conhecimento e educação cultural aos moradores, especialmente os mais jovens, tendo a varanda da Bia como local de realização.
O projeto leva referências sob a ótica da assistência social, convivência pacífica e educação informal. “É um trabalho em que buscamos mostrar a eles que existe mundo além de suas casas, fora do bairro, que eles podem, que é possível”, disse Kojak ao Correio9.
A produtora cultural do evento, Christine Avelar, analisou o festival: “superou todas as expectativas, contando com várias presenças ilustres como a do maior escritor capixaba, indicado ao Nobel de Literatura, Maciel de Aguiar; do gamer designer Leonardo Zamprogno, criador do ‘Capoeira, o Jogo’; do mestre de capoeira, Gororoba (Ary Rodrigues), do Rio Grande do Sul; do diretor do IFES de Nova Venécia, Anderson Rozeno e do secretário de Cultura de Nova Venécia, João Júnior. Além dos mestres previstos na programação como o renomado Mestre Capixaba, o mais antigo em atividade no Estado do Espírito Santo”.
Além do Mestre Capixaba estiveram presentes: o Mestre Jeffinho, de Cariacica; Mestre Klebão, de Montanha; Mestre Amâncio, de Vitória; Mestre Baixinha, de Cariacica; Mestre Cota, de Guarapari e o Mestre Luciano, de Teixeira de Freitas, na Bahia.
Satisfeito com os resultados do Festival, o coordenador do projeto, Kojak avalia: “Foi de suma importância a aprovação do projeto “Educação Patrimonial na Varanda da Bia: A imaterialidade da capoeira” no edital de incentivo à cultura promovido pela SECULT (Secretaria de Cultura), pois dá a chance de mostrar, valorizar e reconhecer o trabalho que é desenvolvido, não apenas para o Bairro Padre Gianni, mas para o município de Nova Venécia inteiro e, quem sabe, até no Estado do Espírito Santo”.
De acordo com Kojak, somando os três dias do evento, aproximadamente mil pessoas ou mais participaram das realizações que foram desenvolvidas em vários pontos do município, como a Praça Ivo Lobo (Vila Olímpica), no Bairro Ascensão; a Gameleira e o Bairro Padre Gianni.
No primeiro dia, o Mestre Capixaba ministrou um curso parra os alunos do projeto e outros capoeiristas convidados.
No sábado pela manhã, o palco foi a Gameleira, onde os participantes tiveram a oportunidade de ter uma palestra com o grande escritor capixaba, Maciel de Aguiar, autor de mais de 140 livros, cuja dedicação é pesquisar e escrever sobre os heróis e heroínas negros e negras do Espírito Santo.
À tarde, a concentração aconteceu na Vila Olímpica, onde tiveram a oportunidade de realizar oficinas de musicalidade, com samba, congo e uma grande roda de capoeira.
No dia do encerramento, o domingo, foi o momento das apresentações culturais do maculelê e da Puxada de Rede. Por fim, os alunos e alunas receberam suas novas graduações na capoeira.
Veja fotos do evento:
Comente este post