
O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) criou a Coordenadoria de Telecomunicações, no início deste mês. O objetivo é aperfeiçoar a área de telecomunicações do governo para a melhoria dos serviços de telecomunicação e otimização de recursos financeiros e técnicos, utilizando padrões de interoperabilidade para os diversos sistemas de comunicação.
De acordo com o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Fabrício Lima Milanez, responsável pela Coordenadoria, os trabalhos serão feitos para especificar sistemas ligados às tecnologias estratégicas da área de telecomunicações, como as centrais digitais de comutação (rede de telefonia fixa), as centrais celulares (rede de telefonia móvel) e os equipamentos de transmissão digital (Rádio Enlace e LMR – Land Mobile Radio).
“Todas essas tecnologias estão diretamente envolvidas com o negócio do Prodest. Estamos iniciando o projeto para contratar uma empresa especializada na locação de equipamentos de telecomunicações com capacidade de comutação TDM/IP – serviço que engloba o tráfego de Voz sobre IP. Também estamos envolvidos com ações para expansão da rede de alta velocidade para todo o Estado”, destacou Milanez.
Na avaliação do presidente do Prodest, Tasso Lugon, a Coordenadoria de Telecomunicações é importante para os órgãos estaduais terem serviços de comunicação com mais qualidade. “Ao aperfeiçoar os requisitos para investir em telecomunicações, os recursos públicos serão usados de maneira mais eficiente”, completou.
Comente este post