As famílias de pessoas portadoras do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que vivem na região norte do Estado ganharam um novo aliado na conscientização e tratamento do transtorno que atinge mais de dois milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial de Saúde. A Casulo Comportamento e Saúde, clínica especializada no tratamento de pessoas com autismo e outros problemas no desenvolvimento neurológico, já está de portas abertas e deverá atender uma demanda crescente na região, carente de serviços especializados na área.
A Casulo é formada pelas sócias Meire Fiorot e Mylena Lima, ambas doutoras em psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. O objetivo, segundo elas, é ser uma das mais bem equipadas clínicas na área de Saúde Comportamental no país. Para isso, a aposta é o expertise no método da Terapia ABA (sigla em inglês que quer dizer Análise Aplicada do Comportamento), considerada pela comunidade científica como o método mais eficaz de intervenção ao autismo.
“A Terapia ABA é a única abordagem baseada em evidência científica e reconhecida internacionalmente como a alternativa mais eficaz para o tratamento de indivíduos com autismo e problemas relacionados”, explica Mylena Lima, especialista em Análise do Comportamento e Psicologia com registro junto a Psychological Association of Manitoba, do Canadá.
Meire Fiorot ressalta que cada atendimento será feito com base na elaboração de planos de intervenções individualizados e desenvolvidos a partir das necessidades do paciente. “Entendemos que cada indivíduo, seja a criança, jovem ou adulto, é um ser único e que possui necessidades específicas que precisam ser compreendidas”, afirma.
Capacitação profissional
Além do atendimento a indivíduos com TEA, a Casulo Comportamento e Saúde oferecerá cursos de capacitação profissional para tutores, professores e psicólogos que queiram se aperfeiçoar na área da análise comportamental, e até mesmo pais e familiares que queiram se aperfeiçoar nas técnicas oferecidas.
Segundo Mylena Lima, essa é uma forma de disseminar informação e criar uma rede de conhecimento. “As crianças autistas necessitam de treinamentos constantes para fomentar habilidades que propicie uma inclusão social e em comunidade. Essas habilidades não podem ser treinadas sem o suporte de uma equipe treinada adequadamente”, aponta a doutora.
A Casulo fica na Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 220. Ed. Laguna Center, Torre B, Sala 207 e 208, em Linhares. Para marcar uma consulta, basta ligar para (27) 99688-8014 ou entrar em contato com [email protected], ou mesmo nas redes sociais @casulocs.
Comente este post