
Com 35 metros de altura, a segunda maior estátua de Buda do mundo está localizada às margens da BR-101, na altura de Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo. Pela imponência, a imagem tem atraído visitantes e, mesmo sem ter sido oficialmente inaugurada, já se tornou o mais novo ponto turístico do Estado.
A estátua fica na entrada do Mosteiro Zen Budista – o maior da América Latina – e levou mais de um ano para ficar pronta. São 350 toneladas de ferro, aço e concreto.
Entretanto, a inauguração oficial do monumento só deve acontecer em abril. A previsão é de que uma comitiva de monges do Japão venha ao Espírito Santo para a cerimônia.
“[A inauguração] estava marcada para junho desse ano. Com a Covid, foi transferido para 25 de abril do ano que vem, porque ia ter uma comitiva de monges que vêm do Japão, alguns com idade, e que, por isso, não puderam vir”, disse o monge Daiju Bitti, abade do mosteiro zen.
Além da conclusão da obra, o mosteiro divulgou outra novidade nos últimos dias: foi reaberto para visitação depois de quase sete meses fechado durante a pandemia. As visitas podem acontecer aos domingos de manhã, para um público máximo de 150 pessoas.
“Foram sete meses duros, porque atendíamos gratuitamente estudantes de todo o Espírito Santo, e essa agenda ficou impedida. Os retiros espirituais também foram todos cancelados. E as visitas aos domingos nós reabrimos agora, com número limitado, atendendo a todos os protocolos, com máscara, álcool gel. Estamos tentando aprender com esse novo momento”, disse o monge.
E a procura deve aumentar, já que o gigante desperta a curiosidade e faz um convite aos visitantes e moradores que passam pela rodovia.
“Sempre passo aqui e acho esse lugar lindo. Já achava com as estátuas pequenas. Quando vi a grande, falei ‘Que coisa linda, vamos parar’. E é lindo! Realmente, é lindo!”, disse a turista Elisa Paris.
A construção também é motivo de orgulho pra quem mora na cidade. “É ponto turístico de Ibiraçu agora. É parada para todo mundo. E quem quiser vir é bem-vindo”, disse o mecânico Edson Pereira.
O Mosteiro Zen Morro da Vargem está localizado no município de Ibiraçu, ao norte da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, na BR 101, Km 217.
Veja as regras para as visitas:
- Somente poderão entrar as primeiras 150 pessoas com temperatura corporal abaixo de 37,5°c
- Será obrigatório o uso de máscara por todos os visitantes, durante toda a permanência na área do mosteiro
- Manter distanciamento em relação aos monitores e demais visitantes
- Pessoas que se enquadram nos parâmetros de grupo de risco devem evitar a visita
- Não visitar em caso de sintomas de síndromes gripais ou contato com pacientes suspeitos ou confirmados com covid-19
- Trazer álcool 70 para uso particular na higiene das mãos
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
As normas acima valem apenas para visita ao mosteiro. A praça Torii, onde está localizado o grande Buda, continua aberta.
Importante:
A visita acontece somente aos domingos, a partir das 8h, e o grupo é fechado quando o público chega a 150 pessoas. Por motivo de segurança, o mosteiro não abre em dias de chuva. Não é permitida a entrada a pé e nem de animais.
Taxa de manutenção da reserva ambiental: R$ 15 (adulto) e R$ 10 (crianças de cinco até 10 anos de idade)
Grupos com 10 ou mais pessoas ou em vans devem fazer agendamento prévio ([email protected] / 27 99703-8477 – Clóvis).
*Fonte: G1 ES
Comente este post