As comemorações da Semana do Meio Ambiente, em Vila Pavão, já começaram.
A Prefeitura Municipal, por meio das Secretaria de Meio Ambiente, preparou uma programação bastante ampla para destacar a importância da preservação ambiental. São parceiras nas ações, as Secretarias de Educação e de Saúde.
O Dia do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho. A data foi criada na 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo em 05 de junho de 1972. Em 2022, completam-se os 50 anos da Conferência de Estocolmo, tendo como tema “Uma só Terra”, nos fazendo refletir sobre as mudanças individuais e coletivas para garantir um meio ambiente equilibrado.
A programação teve início nesta quarta-feira, 1º de junho, com uma palestra sobre Meio Ambiente e Saúde direcionada aos agentes comunitários de saúde e agente comunitário de endemias, onde foram abordados os principais desafios no município e as ações necessárias para melhorias ambientais e de qualidade de vida.
A programação se estenderá até o dia 14 de junho, e envolve todas as escolas municipais e estaduais em ações que prezam pela educação e conscientização ambiental, tendo como meta alcançar a sustentabilidade ambiental.
Nos dias 06, 07 e 08, serão realizadas palestras com alunos do ensino fundamental e médio das escolas, visitas a áreas de preservação permanentes e oficinas ambientais. Além disso, será realizada a I Caminhada Ecológica na Mata Fria, Trilha Ecológica no Morro da Torre e Plantio de espécies arbóreas no Distrito de Todos os Santos.
Nos dias 08 e 09 de junho acontecerá uma visita técnica de alunos na área de Transbordo de Resíduos Sólidos de Vila Pavão (antigo lixão).
Nos dias 10 e 13 de junho os alunos farão passeio ecológico e trilha ecológica na Trilha da Formiga.
No dia 14 de junho, encerramento com encontro de todas as escolas e agentes envolvidos na área de preservação permanente localizada no Parque de Festa do Município e, ainda, apresentações voltadas à preservação do meio ambiente e doação de mudas para os estudantes.
Comente este post