
Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na terça-feira (03), o vereador Felipe Barbosa usou seu tempo de pronunciamento para falar sobre obras no bairro Aeroporto, situação ambiental na escola Renato Maia e realização de exames. “Quero agradecer à coordenação da Vigilância Ambiental, na pessoa do senhor Renan, e a todos os servidores que, após contato de professores da Escola Renato Araújo Maia, prontamente, atenderam à solicitação e realizaram um trabalho importante para a redução da infestação de mosquitos naquela região. Fica aqui o nosso sincero agradecimento pelo compromisso com a saúde pública”.
O vereador afirmou, também, que esteve fiscalizando as obras das unidades de saúde dos bairros Aeroporto 1 e 2. Na unidade do Aeroporto 1, ele narra que se deparou com apenas um pedreiro e um ajudante atuando na obra. Já a obra da unidade do Aeroporto 2, segundo ele, encontra-se paralisada. “Diante dessa situação preocupante, entrei imediatamente em contato com o secretário de Saúde, que me informou que a Prefeitura enfrenta sérias dificuldades com a construtora Lotus, que ela já foi notificada três vezes. Consegui contato com o engenheiro responsável pela obra, e agendamos uma reunião para esta quinta-feira, dia 05, onde cobraremos explicações pelo descaso com essas obras que são tão importantes para a população. Dependendo da resposta e da gravidade da situação, encaminharei denúncia aos órgãos competentes. Empresas contratadas pelo poder público precisam ter responsabilidade e respeito com os recursos públicos e com a sociedade”, pontua.
Com relação aos exames laboratoriais, Felipe afirmou que acredita que, finalmente, a questão está chegando ao fim dessa longa espera. “Estive buscando informações esta semana, e fui informado de que a peça necessária para o conserto do equipamento já chegou. Em conversa com o secretário, ele me confirmou que o técnico virá ainda nesta semana, para realizar os reparos e a manutenção. Quanto aos exames especializados, o processo licitatório está marcado para o dia 12/06. Esperamos que ocorra tudo dentro da normalidade, para que, o quanto antes, a população volte a ter acesso a esses serviços essenciais”, diz.
O parlamentar também parabenizou ao secretário de Ciência e Tecnologia, Anderson Salvador, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo à frente da pasta. “Tive a oportunidade de acompanhar alguns projetos inovadores que ele está apresentando à Secretaria de Educação, como a Lousa Digital -, um quadro interativo totalmente digital para uso em sala de aula, que certamente trará grandes benefícios ao processo de ensino-aprendizagem e ao trabalho dos professores”, revela.
Felipe disse, ainda, que teve o prazer de conhecer um projeto de grande importância. “Ontem, também tive o prazer de conhecer o projeto BusTech, uma iniciativa importantíssima para levar qualificação profissional às localidades mais distantes do nosso município. O ônibus esteve na Escola Claudina Barbosa, onde promoveu uma excelente apresentação sobre robótica, despertando nos alunos o interesse pela tecnologia. Gostaria que o nosso prefeito olhasse com carinho para esse projeto, porque com ele, podemos levar conhecimento nas extremidades do nosso município, e de fato capacitar a nossa população da zona rural”, fala.
O vereador ainda aproveitou para divulgar o programa Qualificar ES: “Período de Inscrição é de 20 de maio de 2025 a 06 de junho de 2025, pelo Site: www.qualificar.es.gov.br. Os cursos disponíveis são: Informática Avançada e Assistente Administrativo”, revela.
Indicações
Felipe falou sobre a indicação 144, na qual ele solicita cascalhamento no Patrimônio do Bis. “Em conversa com o prefeito, ele falou que há intenção de calçar aquela ladeira do patrimônio. Também fizemos a indicação 145 de 2025, após uma reunião com algumas nutricionistas, para que o poder Executivo inclua no rol de profissionais contemplados com a gratificação pecuniária, da Lei 3005 de 2010, nutricionistas, que são profissionais de saúde, que atuam tanto na educação, quanto na Secretaria de Saúde. Então, fazemos essa indicação ao poder Executivo, para que olhe com carinho para esses profissionais”, finaliza.
Comente este post