
Durante seu discurso na sessão ordinária dessa teça-feira (25), o vice-presidente da Câmara Municipal de Nova Venécia, Felipe Barbosa (PSB), anunciou que esteve em reunião na Sesa, com o subsecretário Estadual de Saúde, Kim Barbosa, e o gerente do Fundo Estadual de Saúde (FES), o Delurdes, setor que é a responsável pelo pagamento dos valores. A reunião aconteceu no último dia 20.
“Sobre o complemento do piso salarial da Enfermagem, que é repassado pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e, consequentemente, ao Hospital São Marcos, na gestão anterior, há relatos sobre a demora de até quatro meses para repassar o incentivo financeiro. Em nossa visita à Sesa, foi nos avisado que eles já conseguiram diminuir o prazo para dois meses, é um processo que demora, devido ao repasse entre os dois órgãos”, disse o vereador.
De acordo com Felipe, o repasse demora devido aos trâmites entre os dois órgãos. “Um exemplo: o Ministério da Saúde repassa o valor no final de fevereiro, o equivalente ao mês de fevereiro, então, a Sesa tem ainda 30 dias para repassar esse recurso ao Hospital São Marcos. É um repasse que depende do Ministério da Saúde, para fazer a mudança, o Fundo Estadual de Saúde tem trabalhado para que o repasse seja concluído em no máximo dois meses”, explica.
Outro assunto abordado pelo parlamentar durante a sessão, foi a indicação de sua autoria, que sugere ao prefeito um estudo de viabilidade para a construção de uma escola municipal de ensino fundamental I e II, no bairro Aeroporto. “Sobre o bairro, estivemos na Cesan, em Vitória, e entre os assuntos foi o esgotamento sanitário do local. A equipe nos sinalizou que até o segundo semestre de 2026, termina a obra de esgotamento sanitário. Torcemos por isso, pois várias pessoas nos cobram. O Victor (presidente da Câmara) e eu, somos moradores do bairro, queremos a melhoria junto com todos moradores do Aeroporto”, finaliza.
Comente este post