
Elias de Lemos (Correio9)
Há pouco mais de quatro meses o vereador Anderson Merlin Salvador (PSDB) tomou posse em seu primeiro cargo eletivo em Nova Venécia. Ele foi eleito em novembro de 2020 com 1.210 votos, a maior votação entre os 13 eleitos para a legislatura atual.
Anderson se candidatou depois de um longo período de estudos e preparação para o exercício da atividade legislativa. E, logo depois de eleito, ele começou a apresentar a sua linha de trabalho e a organização do mandato.
Nesta reportagem do Correio9, o vereador apresenta um balanço do trabalho desenvolvido e destaca os projetos “Pé na Estrada”, “Vereador no Bairro”, “Gabinete Aberto” e “Gabinete Virtual” como as diretrizes das conquistas obtidas. “Criamos estes projetos como vertentes para organizar as ações”, explicou.
Com o projeto “Vereador nos Bairros”, ele já atendeu demandas em pelo menos 11 bairros. São problemas como limpeza, iluminação pública, podas de árvores e visitas técnicas que estão sendo resolvidos.
“Não sou vereador de bairro ou comunidade, sou de toda a cidade. O mandato foi planejado e está sendo exercido com focos em fiscalizar e legislar. Recebo mais de 100 mensagens por semana com demandas”, destaca ele.
Aos 34 anos, casado com Suany Lima, e pai de dois filhos, Anderson faz um balanço de seu mandato até aqui:
Fiscalizações
Neste aspecto, ele destaca a busca de aproximação e informações junto a órgãos públicos como Procon, Creas, Cras, Farmácia Popular e Secretaria de Educação.
Ele solicitou informações sobre a frota de veículos do município e disse que, dos 33 carros, apenas 11 estão funcionando.
No entanto, falou de outros dois requerimentos ainda sem resposta. Um deles se refere à planilha de ações e gastos da obra de esgotamento e drenagem do Bairro Rúbia. O outro pede esclarecimentos sobre como está sendo realizado o gasto dos recursos da merenda escolar.
Outra cobrança do peessedebista é quanto à falta de informações no Portal da Transparência: “Está tão transparente que dá para ver do outro lado: não tem nada”.
Projetos de lei
Quatro importantes projetos de lei foram apresentados neste início de mandato. Um trata da adoção da linguagem de libras nas sessões da Câmara. Ele justifica a iniciativa: “Isso é inclusão”.
Um projeto que trata do parcelamento do ITBI (Imposto Sobre Transferência de Bens Imóveis) vai facilitar a compra e venda de imóveis no município. Atualmente, o imposto é pago integralmente.
Um projeto com políticas específicas para atendimento à pessoas autistas também está a caminho.
E mais uma vez, agora, por meio de projeto de lei, ele quer publicidade para os atos do Executivo.
Projetos em Desenvolvimento
No momento, Anderson Salvador está desenvolvendo projetos voltados para a valorização dos servidores públicos, que foi uma de suas defesas de campanha.
Outro destaque é o “Empreender Nova Venécia”, voltado para a orientação e apoio aos microempreendedores do município.
Ele falou da falta de sinalização nas vias de acesso do interior e está trabalhando um projeto para sinalizar as estradas vicinais.
Por último, ele destaca a necessidade de enfrentamento da situação dos animais de rua: “Além da questão do abandono, animais de grande porte, como cavalos, podem provocar acidentes e causam sujeiras nas ruas”, salientou o edil.

Comente este post