
Elias de Lemos (Correio9)
Um detalhe inusitado fez a diferença para dois candidatos a vereador, em Nova Venécia, na eleição do último domingo (6 de outubro). Os candidatos Luciano Márcio e Daniel Teixeira, conhecido como “Daniel do NV da Depressão”, ambos do PP, terminaram empatados com 381 votos.
O empate não seria um problema se eles não tivessem entre os 13 primeiros colocados, mas, estavam, e com isso, a definição de quem ocuparia a vaga da Câmara. O que fazer?
Neste caso, a Legislação Eleitoral mostra que cada detalhe faz a diferença e prevê a solução do problema. O critério usado é a idade, favorecendo o candidato com mais anos de vida. Assim, Luciano Márcio conquistou a vaga que será ocupada a partir de janeiro.
Luciano Mário é policial da reserva, já foi vereador e presidente da Câmara, e retorna ao cargo com sua experiência.
Este episódio mostra que cada voto é importante e faz a diferença.
Na pequena cidade de Inhaúma, com pouco mais de 6 mil habitantes e fica a 90 Km de Belo Horizonte, o resultado, também, foi inusitado. Os dois únicos candidatos a prefeito empataram e o vencedor foi definido pelo critério da idade.
Carlinhos (Solidariedade) disputou a prefeitura com Zula (Republicanos). Nas urnas, ambos receberam a mesma quantidade (2.434) e porcentagem (50%) de votos.
Carlinhos tem 46 anos e Zula 62. Logo, de acordo com a lei, o candidato do Republicanos foi considerado o vencedor das eleições.
Comente este post