
Ascom/PMNV
A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola: de mãos dadas contra o trabalho infantil.
Das 18 unidades de ensino fundamental do município (anos iniciais e finais) que participam do projeto, 7 foram para a fase estadual.
As escolas disputaram em 4 categorias: conto, poesia, desenho e música. A EMEF Tito dos Santos Neves foi classificada na categoria desenho; a EMEF Veneciano, em poesia; a EMEF Dr Adalton Santos, em música; a EMEF Profª Claudina Barbosa, em poesia e música, e as escolas do campo EMEIEF Francisco Secchim e Santa Rosa da Cachoeirinha, em conto.
O Prêmio MPT na Escola, culminância do Programa Resgate à Infância, é uma premiação dos trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes após atividades, em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil, que mais se aproximaram da temática. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção.
Segundo a coordenadora municipal, o projeto foi idealizado a partir dos eixos políticas públicas, educação e profissionalização, em todo o país, com o objetivo de levar uma ampla discussão sobre o tema. Atividades lúdicas e palestras fazem parte do programa.
O Prêmio é nacional e passa por três etapas até sua finalização. A primeira é a municipal, quando a Secretaria Municipal de Educação seleciona os trabalhos que representarão a cidade. A segunda é a etapa estadual, com a inscrição dos selecionados na primeira etapa junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Uma comissão julgadora decidirá quais foram os melhores em cada categoria e inscreverá o primeiro colocado de cada uma delas na última etapa, a nacional.
Comente este post