
A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (26), ação da Campanha de Combate à Sífilis. A iniciativa foi realizada em uma tenda montada na praça em frente à Prefeitura Municipal. Agentes da Coordenação de Vigilância em Saúde passaram a manhã atendendo aos populares para a realização de testes rápidos.
No período de um ano, Jaguaré apresentou aumento significativo do número de casos de sífilis, o que gerou alerta nos profissionais da Saúde do município. Dessa forma, a ação foi desenvolvida para alertar e conscientizar sobre a importância do uso do preservativo, que está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde, bem como testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s.
Ação de prevenção
A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, e resultou na realização de 142 testes em pessoas que passaram pela tenda. A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, que tem cura e tratamento totalmente sigiloso e gratuito pelo SUS – Sistema Único de Saúde, durante todo o ano.
É importante ressaltar que a doença nem sempre apresenta sintomas. A sífilis tem algumas fases e, mesmo no primeiro contágio inicial onde os sintomas costumam ser mais visíveis, uma parte dos pacientes pode não apresentar sinais. Por isso é importante que o paciente sempre faça consultas de rotinas durante o ano.
O 3º sábado do mês de outubro foi instituído como Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita por meio da Lei nº 13.430/2.017 e tem como objetivos estimular a participação dos profissionais e gestores de saúde nas atividades comemorativas da data, com vistas a enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos como doença sexualmente transmissível.
Comente este post