Elias de Lemos (Correio9)
Depois de 7 anos fora da elite das maiores economias do mundo, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil reage, ultrapassa o da Itália e se torna a 8ª economia do mundo em 2024. Ao fim do governo de Jair Bolsonaro, em 2022, o País ocupava a 12ª posição no ranking mundial.
A posição do Brasil foi recuperada depois das quedas sucessivas desde 2017, quando a economia entrou em uma recessão que durou quase 7 anos. Com a recuperação do crescimento a partir de 2023 o País está de volta ao clube dos 10.
Em 2023, o avanço do PIB surpreendeu todas as expectativas, tendo crescido 2,9%. E, com o crescimento de 0,8% no primeiro trimestre de 2024, a estimativa de 2,2% para o ano começa a ser revista.
Distante da França, segunda colocada do ranking, o Brasil deve continuar avançando, especialmente pela entrada de investimentos estrangeiros resultantes de acordos comerciais firmados pelo governo brasileiro, principalmente com a China.
Veja abaixo o ranking das 10 maiores economias do mundo, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI):
Estados Unidos: US$ 28,781 trilhões
China: US$ 18,532 trilhões
Alemanha: US$ 4,591 trilhões
Japão: US$ 4,410 trilhões
Índia: US$ 3,937 trilhões
Reino Unido: US$ 3,495 trilhões
França: US$ 3,130 trilhões
Brasil: US$ 2,331 trilhões
Itália: US$ 2,328 trilhões
Canadá: 2,242 trilhões
Indústria automobilística prevê investimentos bilionários no Brasil
Oito empresas do setor automotivo: BYD, General Motors (GM), Hyundai, Honda, Mitsubishi, Stellantis, Toyota e Volkswagen revisaram seus planos anunciando um total de R$ 76 bilhões de investimentos no País a partir de 2024.
O valor anunciado é um grande salto em relação a 2023, quando a previsão era de R$ 15 bilhões. Com os anúncios feitos, para iniciarem este ano, será o maior volume de investimentos da indústria automobilística com operações no Brasil.
Chevrolet: R$ 7 bilhões
A GM é que “abriu a porteira”, no fim de janeiro, ao anunciar o investimento de R$ 7 bilhões para renovação de toda a sua linha até 2028.
BYD: R$ 5,5 bilhões
Recentemente a chinesa BYD aumentou de R$ 3 bilhões para R$ 5,5 bilhões o investimento no Brasil.
Até o fim de 2024 os primeiros veículos da marca serão montados na fábrica de Camaçari, na Bahia. Inicialmente, serão quatro modelos: os elétricos Dolphin Mini, Dolphin e Yuan Plus e o SUV híbrido Song Plus, com motor flex.
Hyundai: R$ 5,5 bilhões
A Hyundai entrou na onda da concorrência e divulgou seu plano de investir R$ 5,5 bilhões até 2032. O montante será destinado ao desenvolvimento de novas tecnologias, em especial, para a criação de veículos híbridos, elétricos e até modelos movidos por células de combustível a hidrogênio.
Honda: R$ 4,2 bilhões
A montadora vai retomar a produção do Honda WR-V, que vai voltar ao Brasil. O SUV compacto vai estrear o conjunto híbrido Flex que a marca japonesa está desenvolvendo.
A Honda, ainda, anunciou o aumento da produção na fábrica de Itirapina, em São Paulo com a contratação de mais 1.700 funcionários que se somarão aos atuais 3.500 que trabalham na unidade.
Stellantis – R$ 30 bilhões
A Stellantis, grupo que controla as marcas Citroen, Fiat, Jeep, Peugeot e RAM, é a que anunciou o maior volume de investimento no Brasil.
A companhia é a maior montadora em operação no país, concentrando 30% das vendas totais, e vai investir R$ 30 bilhões, entre 2025 e 2030, para lançar 40 novos produtos.
O montante será distribuído entre todas as fábricas do grupo no Brasil, sendo em Betim (MG), Goiana (PE) e Porto Real (RJ).
Mitsubishi: R$ 4 bilhões
A japonesa Mitsubishi tem R$ 4 bilhões na carteira, para investir até 2032, em sua fábrica na cidade de Catalão (GO).
O investimento será usado para adaptações para a produção de novos produtos e tecnologias. Entre as novidades estarão a nova geração da picape L200 e do SUVXForce.
Toyota: 11 bilhões
O ciclo de investimentos da Toyota vai até 2032 somando R$ 11 bilhões, sendo R$ 5 bilhões até 2026. A maior parte do valor anunciado será destinada à ampliação da linha de montagem de Sorocaba (SP).
Além disso, a fábrica será estruturada para os próximos lançamentos da Toyota. Um deles será no Yaris Cross. O SUV terá duas versões, sendo 1.5 flex e 1.5 híbrida flex; neste caso, o propulsor será montado no Brasil, na unidade de Porto Feliz (SP).
Ainda na lista tem: Corolla Cross, renovação da Hilux e o SW4. Em segredo, está sendo preparado o lançamento de uma picape inédita.
Volkswagen: R$ 9 bilhões
A VW aumentou de R$ 7 bilhões para R$ 9 bilhões o investimento para 16 lançamentos no Brasil até 2028, sendo quatro novos modelos.
Serão produzidos um SUV, em Taubaté (SP), uma picape em São José dos Pinhais (PR) e dois produtos inéditos, em São Bernardo do Campo (SP).
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