
A Prefeitura de Vila Pavão, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, na noite desta quarta-feira (21), um evento de mobilização e conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.
Durante o pronunciamento de abertura do evento, que aconteceu na Praça do Colono, o prefeito Uelikson Boone elogiou o trabalho de mobilização e acolhimento que as equipes da Secretaria de Assistência Social vêm desenvolvendo no município. Diante de cerca de duas centenas de idosos, o prefeito anunciou, para breve, o início das obras de construção do Centro de Convivência do Idoso, que será erguido ao lado do ginásio de esportes, no bairro Ondina.
UELIKSON BOONE
A programação teve continuidade com uma palestra esclarecedora ministrada pela assistente social do CREAS, Kezia Vieira Souza. A palestra foi conduzida de forma dinâmica, buscando envolver e sensibilizar os participantes sobre a importância dos direitos dos idosos, conforme estabelecido no Estatuto do Idoso.
Durante a palestra foram abordados os diversos direitos assegurados aos idosos, como o direito à vida, à liberdade, à dignidade, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Destacou-se, também, a necessidade de conscientizar a população sobre a existência desses direitos, bem como de garantir sua efetiva aplicação no cotidiano.
Além disso, foram discutidas as diferentes formas de violência praticada contra os idosos. Kezia Vieira Souza elucidou sobre a violência física, psicológica, sexual, financeira e patrimonial, assim como a negligência e o abandono.
Após farto lanche com as guloseimas da culinária local, servido a todos os presentes, o evento ganhou clima de Pomitafro com apresentação de danças típicas pelas Fridas do Grupo Reviver, ensaiadas pela professora Valdete Berger.
O evento chegou ao fim com um animado show de forró, embalado pelo talento de Dira Wutke e sua concertina.
Na avaliação do secretário municipal de Assistência Social, Ademir Teixeira, o objetivo, que era conscientizar e identificar as situações de negligência ou abusos contra a pessoa idosa, foi alcançado. Nesse contexto, o secretário afirmou que a Prefeitura, mais do que nunca, está de portas abertas para ajudar a pessoa idosa em caso de necessidade. Segundo ele, atualmente a Secretaria de Assistência Social conta com os serviços do CRAS e do CREAS, e uma equipe especializada composta por psicólogo, assessoria jurídica e outros, que tem por finalidade, apoiar, assistir e inserir a pessoa idosa na sociedade.
Onde procurar orientação ou denunciar
Unidades municipais de saúde
Delegacias
Disque 100 (Direitos Humanos)
190: Polícia Militar (para situações de risco eminente).
Comente este post