
Ascom/PMNV
O município de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Agricultura, desenvolve inúmeros projetos de assistência técnica junto a produtores rurais a fim de implementar novas culturas e diversificar suas produções e, consequentemente, gerar mais renda às famílias e ao município.
Um caso de sucesso que a Secretaria vem acompanhando desde o início, juntamente com o SEBRAE, é o do produtor Fernando Dalarme Lanes, do Assentamento Rodeio, interior de Nova Venécia. Na pequena propriedade, com dez hectares de área livre, o produtor tem mudado sua visão de produção, utilizando o sistema de piscicultura intensiva com sistema de recirculação de água.
Nos fundos da propriedade, um complexo sistema de tanques e tubos faz acontecer todo o esquema sustentável que tem dado resultados gigantescos à família. Fernando conta que no início, procurou a Secretaria de Agricultura pois tinha dois pequenos tanques e gostaria de criar tilápias. A Secretaria, juntamente com o SEBRAE, proporcionou ao produtor toda o suporte técnico para que o mesmo iniciasse sua produção.
Essa parceria já caminha para o seu terceiro ano. Atualmente, a propriedade conta com nove tanques de peixe e um sistema altamente sustentável de reaproveitamento de água, onde essa mesma água é reutilizada nas lavouras, como a adubação de café.
Quando o sistema estiver em pleno funcionamento, o produtor conseguirá gerar mensalmente uma tonelada de peixes (tilápias). Hoje, o sistema gera 450 quilos de peixes por mês. Os filhotes são comprados e chegam à propriedade em forma de alevino, pesando um grama; todo o processo de engorda é feito com ração e outros tipos de alimentação gerada no próprio sistema sustentável.
A água utilizada para movimentar todo o sistema da piscicultura fica em dois enormes tanques, que têm a capacidade de armazenar até 45 mil litros de água. Toda essa água, após passar pelo sistema, já enriquecida com a matéria orgânica produzida pelos peixes, vai para um sistema de tratamento e para um sistema de irrigação que chega até a plantação com 3.400 pés de café – irrigada e adubada somente com essa água do sistema – a capacidade de irrigação pode ser estendida até 20 mil pés de café.
A propriedade é acompanhada de perto pelo técnico Agrícola, Tertuliano Francischetto, que junto ao proprietário tem planos para aumentar o sistema da piscicultura e implantar o sistema de hidroponia, dentro da propriedade.
O secretário de Agricultura, Bruno Pilon Bastianello, ressaltou a importância deste tipo de projeto como uma forma de diversificação da cultura para o produtor: “O projeto piscicultura é um projeto pioneiro no município, que vem demonstrando excelentes resultados, onde o produtor usa um pequeno espaço da propriedade para desenvolver o projeto e agrega uma renda extra para a propriedade. O projeto é realizado pela Secretaria de Agricultura, com parceira do Sebrae, que pode ser oferecido para outros produtores. Disponibilizamos técnico para dar assistência a futuros interessados.”
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Agricultura, pelo número: 27 3752-9037

Comente este post