
Tendo como objetivos incentivar a prática da pesca esportiva, promover a educação, preservação ambiental e divulgar o potencial turístico do município, a Secretaria de Esportes de Jaguaré vai realizar o 1º Campeonato de Pesca Esportiva, que acontecerá em novembro e dezembro, em duas categorias – Barranco e Caiaque.
A competição será disputada em duas fases: a primeira, no dia 13 de novembro, domingo e a segunda no feriado de aniversário de Jaguaré, 13 de dezembro, terça-feira. A competição ocorrerá entre 08h da manhã e 12h.
O Torneio de Pesca Esportiva de Jaguaré é aberto à participação de todos os amantes da pesca. A prova de Pesca Embarcada será disputada exclusivamente em caiaques, utilizando o sistema “pesque e solte”, de forma individual com participação aberta para homens e mulheres. A prova de Pesca em Barranco, também utiliza o sistema “pesque e solte”, individual, aberta para homens e mulheres.
Inscrições
As inscrições começam no dia 10 de outubro, segunda-feira, das 08h às 16h e terminam no dia 09/11, quarta-feira. Os interessados podem fazer as inscrições na Secretaria Municipal de Esportes, que funciona no Ginásio Paschoal Brioschi. Os participantes devem oferecer 2 kg de alimentos não perecíveis (arroz, açúcar, feijão ou 2 L de óleo) no ato da inscrição. Os produtos arrecadados serão fornecidos aos projetos sociais em Jaguaré.
A prova terá duração de quatro horas, a contar do momento da largada, prevista para as 08h, encerrando às 12h e será dirigida por um árbitro oficial da Comissão Organizadora, auxiliado por fiscais. Para a pesagem, os participantes receberão uma bandeja e uma bandeira de determinada cor onde os fiscais passarão com as fichas de pesagem e medição dos pescados. A medição e a pesagem serão feitas assim que o participante pegar o peixe.
Classificação e Premiação
A organização determinou que é expressamente proibido aos participantes jogar lixo nas águas e/ou margens do lago, fazer uso excessivo de bebidas alcoólicas, utilizar aparelho detector de cardumes, utilizar aparelhagem de som de alta potência, usar motores elétricos de propulsão e utilizar qualquer tipo de equipamento incendiário no decorrer da prova.
Cabe, ainda, ao participante, usar meios para acondicionar os peixes (viveiros externos, puçá) que possibilitem a manutenção da vida do peixe até a verificação e pontuação pelo fiscal, que irá avaliar o maior e mais pesado pescado durante o torneio. Os três primeiros colocadas em cada modalidade receberão as seguintes premiações: 1º lugar – troféu e kit pesca; 2º lugar – troféu e camiseta de pesca e 3 º lugar – troféu e camiseta de pesca.
Comente este post