
* Billy Baldo (Correio9)
* Elias de Lemos (Correio9)
O PSB (Partido Socialista Brasileiro) realizou uma reunião na quinta-feira (17 de agosto), quando foram discutidos vários assuntos pertinentes da sigla que se prepara para as eleições municipais de 2024.
Entre os temas, foram discutidos: cenários políticos estadual e municipal; organização do PSB veneciano e discussão do projeto de lançamento do pré-candidato do partido à eleição majoritária, no município. No quesito “organização do PSB”, o debate girou em torno da reformulação das candidaturas para o próximo pleito. Neste ponto, foi identificado que o vereador Juarez Oliosi (PSB), presidente da Câmara Municipal, é um entrave para outras candidaturas.
De acordo com o ex-prefeito Mário Sérgio Lubiana, o Barrigueira (PSB), que buscará o terceiro mandato na Prefeitura, outros pretensos candidatos se negam a lançar seus nomes se Juarez permanecer na sigla pela qual foi eleito.
“Não entendo um cara que passou oito anos (2013-2020) elogiando o nosso trabalho. Quando deixamos a Prefeitura, ele mudou de lado, de forma vendida, e passou a trair o partido, demonstrando não comungar mais com os princípios que regem o grupo. E nós já tomamos providências em nível partidário por causa desse posicionamento dele. No estado democrático a gente respeita a posição de qualquer um, mas não concordamos que ele – como membro do nosso partido – tome essas decisões unilaterais da forma como ele tem tomado. A situação se tornou insustentável”, disse Barrigueira ao Correio9.
Barrigueira continua: “Por estar no quinto mandato, ele tem se colocado como o dono da verdade, o senhor da razão. Um exemplo conhecido é a questão das pilastras da antiga ponte. Toda a cidade é contra a retirada, mas ele, sem nenhum estudo técnico, faz afirmações absurdas e insiste nesse assunto. O cara não ouve ninguém, porque não se interessa pela opinião alheia”.
Considerada persona non grata pelas decisões que contrariam o grupo, o partido tem buscado uma saída diplomática para ele.
Segundo o presidente do Diretório Municipal, Edson Marquiori, a “única solução é a saída dele, que não terá espaço dentro do grupo. Ele não será candidato pelo partido em 2024”. Marquiori afirmou que, na última terça-feira (22 de agosto), comunicou verbalmente a ele a decisão tomada pelo PSB, que já comunicou à Executiva Estadual.
“O partido está agindo com ele diferentemente da maneira como ele vem fazendo. Poderíamos esperar a convenção do ano que vem e eliminar a possibilidade dele ser candidato. No entanto, essa não é a prática do PSB. Se ele quer ser candidato, estamos dando a oportunidade para que possa procurar outro caminho e seguir a vida dele”, afirmou o presidente.
A gota d´água que transbordou a paciência do PSB foi a votação das contas de Barrigueira, referentes ao exercício de 2020, quando Juarez foi o único voto contrário, mesmo com o parecer do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) pela aprovação com restrições; parecer que foi seguido pela maioria: foram 11 votos favoráveis e um contrário (um vereador estava ausente).
No encontro, ficou claro que a rejeição a Juarez é unânime dentro do partido.
A reportagem do Correio9 teve acesso à Ata da Reunião, que em determinado trecho descreve: “Os presentes à reunião foram unanimes também quanto à necessidade de se fazer uma reformulação nas candidaturas do Partido no munícipio, sendo debatida no momento, a situação do vereador Juarez Oliosi, membro do Partido que tem demonstrado através de sua postura, que já não comunga mais com o alinhamento do grupo e os ideais do Partido. Frente à esta realidade, foi sugerido que o mesmo deixe a sigla, já que não mais comunga com os propósitos do grupo, sendo até mesmo exposta a preocupação unânime dos presentes de que, caso o supracitado vereador permaneça na sigla, o partido sofrerá esvaziamento, uma vez que os demais filiados não se dispõem a disputar o pleito em uma chapa onde ele seja um dos integrantes, sendo assim o presidente, Edson Marquiori, ficou responsável em comunicar a decisão ao vereador Juarez Oliosi, o mais rápido possível”.
O jornal Correio9 tentou contato com o vereador Juarez Oliosi, mas a reportagem não conseguiu falar com ele. No entanto, o espaço está aberto para sua manifestação.
Comente este post