
A coincidência de data das festas da Cappitella e da Pomitafro colocou as organizações dos dois eventos em uma ‘sinuca de bico’ para as relizações em 2023.
A Cappitella é uma festa italiana que acontece anualmente na última semana de agosto em Nova Venécia e que reúne grande público.
Já a Pomitafro é uma tradicional festa do município de Vila Pavão e celebra as culturas pomerana, italiana e africana e que, também, reúne uma multidão.
Neste ano, pela primeira vez, as duas grandes festas foram agendadas para os mesmos dias, entre 23 e 27 de agosto.

Como as duas cidades são muito próximas, a coincidência tende a gerar perdas para os dois lados.
Nesta quarta-feira (8), o Grupo Gestor da Afecapi, Associação da Festa da Cappitella, divulgou uma nota de esclarecimento explicando as razões que impedem a mudança de data.
NOTA DE ESCLARECIMENTO AFECAPI – FESTA DA CAPPITELLA
O Grupo Gestor da Associação da Festa da Cappitella (AFECAPI), vem a público esclarecer sobre a data de realização do evento que neste ano mais uma vez será realizada no último final de semana do mês de agosto, no período de 23 a 27, assim como sempre aconteceu nos anos anteriores. A quinta edição obedecerá a cronologia de datas já previstas desde sua primeira edição.
Após a divulgação das datas da Festa da Cappitella 2023, muitos comentários surgiram por parte de populares que afirmaram que outro evento cultural, a Pomitafro, em Vila Pavão, também está previsto para o mesmo período.
Diante do episódio, é oportuno esclarecer que a data do evento em Vila Pavão foi agendada na data em que a Cappitella sempre foi realizada sem uma consulta prévia a entidade organizadora do evento de Nova Venécia, que já tem um protocolo de datas definidas não só para 2023, como também para os anos seguintes.
Mesmo assim, o Comitê gestor, antes de dar publicidade à data do evento veneciano, ainda no mês de janeiro deste ano, se reuniu com o Prefeito de Vila Pavão para negociar a mudança da data da Pomitafro, onde se argumentou da importância dos dois eventos não acontecerem paralelamente. Mesmo diante de todas as justificativas da AFECAPI e da perspectiva da melhor maximização cultural e comercial das duas cidades, não logramos êxito.
É oportuno salientar que depois da primeira edição da Festa da Cappitella em 2017, as últimas quatro edições da POMITAFRO nunca foram realizadas na data que se propõe para este ano, diferente da festa veneciana que sempre teve o último final de semana do mês de agosto como data significativa e de maior referência e relevância.
A escolha pela data não é feita de forma fortuita, ela tem um significado histórico e também cultural. Um dos principais fatores da organização adotar o último final de semana do mês de agosto é a proximidade com o dia 28, já que esta data marca o inicio das comemorações da emancipação político administrativa de Nova Venécia, pois foi em 28 de agosto de 1953 que a Câmara de Vereadores de São Mateus aprovou o projeto de emancipação política deste município, que se concluiu com a instalação em 26 de Janeiro de 1954.
Além destes importantes fatores a AFECAPI por meio do seu comitê gestor tem como parâmetros a especial parceria que a festa da Cappitella tem com o comércio veneciano e a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL. Como do final de julho e início de agosto temos a campanha Festa da Colheita/Dia dos Pais, e de 01 a 09 de setembro tem a Semana da Pechincha, também não é possível conflitar o evento com essas campanhas, pois o comércio tem um papel gigantesco no envolvimento da comunidade como um todo, além de toda a beleza das lojas decoradas e ornamentadas.
Diante do ocorrido, e com a impossibilidade de realizar a Cappitella em outra data, pelos motivos já citados, além de outros fatores, o grupo gestor decidiu por manter o evento no período já definido de 23 a 27 de agosto.
O grupo entende ainda que, apesar de serem duas festas tradicionais no mesmo final de semana, moradores e turistas poderão tirar maior proveito, podendo usufruir ambos os eventos, turistando entre os dois municípios vizinhos no período, usufruindo da melhor forma possível as duas festas culturais, além das organizações dos dois eventos também poderem parceirizar na contratação de bandas, grupos culturais, etc. que for conveniente a ambas as festas.
Que ambos os eventos sejam de grande sucesso. Andiamo Avanti!!!
Comitê Gestor AFECAPI – Associação Festa da Cappitella
Comente este post