
Faleceu na manhã desta quinta-feira, 23, a professora aposentada Penha Scardini Tuler, aos 76 anos. Ela estava com Covid-19 e, na terça-feira, 21, havia sido internada no Hospital São Marcos, em Nova Venécia, de onde foi transferida na noite desta quarta-feira para o Hospital São Bernardo, em Colatina, onde foi a óbito.
Ela tinha pressão alta e outras comorbidades que ocasionaram vários problemas de saúde que a debilitaram muito. Para agravar, foi contaminada pelo novo coronavírus, lutou, mas foi vencida por ele, mesmo tendo tomado as vacinas, pois a imunidade estava muito baixa.
Enquanto se dirigia ao hospital, na manhã desta quinta-feira, a filha Viviane telefonou ao pai avisando de que a mãe seria intubada pela manhã. Porém, ao chegar à unidade ela foi informada do falecimento.
O esposo de Penha, Pedro Tuler, informou que ela vinha fazendo tratamento contra outras doenças: “Ela tinha um problema no joelho e não podia fazer cirurgia por causa da diabetes. Na semana passada ela passou mal com muita coriza e foi fazer o teste de Covid. Quando foi internada, estava com 10% dos pulmões comprometidos”, disse.
Além disso, ele informou que ela fazia uso de remédios contínuos: “Tomava muitos medicamentos e não podia ficar sem”.
O esposo a descreve como uma pessoa alegre, que gostava de bater papo, mas, que devido aos problemas de saúde, ultimamente não saia de casa: “Ela ficava o tempo todo em casa, e depois que surgiu o celular, ele contribuiu muito para as distrações dela”.
Penha nasceu no município de Pancas, mas veio morar em Nova Venécia aos cinco anos de idade. Casou-se com Pedro Tuler em 1969.
Ela deixa o esposo, quatro filhos (Viviane, Ana Paula, Pedro Henrique e Deborah) e sete netos.
Por causa da pandemia do coronavírus, não houve velório. No entanto, às 15 horas desta quinta-feira (23), a professora foi homenageada no Vale do Amanhecer, que ela frequentava, no Bairro São Cristóvão.
Em seguida, um cortejo saiu nas imediações da Loja Amigão, no mesmo bairro, rumo ao Cemitério São Marcos, onde seu corpo foi sepultado no fim da tarde.
Comente este post