
Faleceu nesta terça-feira (18) o jornalista e escritor José Carlos Monjardim Cavalcanti, aos 93 anos. Conhecido como Cacau Monjardim, ele foi um ícone na cultura capixaba. Segundo a família, a causa da morte foi parada cardíaca.
Cacau nasceu em Vitória em 30 de setembro de 1929, no Bairro Fradinhos. Ele era bacharel em Direito, administrador e jornalista; foi presidente da Empresa Capixaba de Turismo e a Empreendimentos Minas Gerais-Espírito Santo.
Além disso, foi secretário de Estado da Comunicação Social; subsecretário de Estado do Turismo; subchefe da Casa Civil; diretor do Banestes e secretário Municipal de Turismo e Comunicação Social da Prefeitura de Vitória.
Cacau foi membro do Conselho Estadual de Turismo, do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho de Administração da Fundação Cultural do Espírito Santo. Ele também foi membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito e da Academia de Artes e Letras de Cascais (Portugal).
Foi ele quem cunhou a frase “Moqueca só capixaba, o resto é peixada”, expressão que se tornou o slogan do prato. Ele ficou conhecido especialmente pelo seu vínculo com o turismo e com a cultura capixabas. O Dia da Moqueca, por exemplo, tem origem na data de seu aniversário.
Cacau tinha dois filhos e três netos. O esposo de uma das netas de Cacau, Lorenzo Fontana, disse ao jornal online Folha Vitória que ele passou mal durante a manhã e foi levado para um hospital particular, em Vitória.
Autoridades capixabas lamentam a morte
O governador do Estado, Renato Casagrande, considerou a perda irreparável. Ele destacou a trajetória de Cacau ao valorizar o Estado.
“O Espírito Santo perdeu hoje um ícone da comunicação e no turismo. Cacau Monjardim teve atuação de destaque na imprensa e foi um embaixador do nosso turismo, em especial, do nosso grande símbolo: a moqueca capixaba. Uma perda irreparável! Expresso meus sentimentos aos familiares e amigos“.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, prestou solidariedade aos amigos e familiares. Ele também destacou o carinho que Cacau tinha pela cultura capixaba.
O senador Fabiano Contarato destacou que Cacau sempre exaltou o amor pelo Estado.
“Hoje perdemos um grande capixaba. Defensor do jornalismo, do turismo e da cultura do nosso Espírito Santo, Cacau Monjardim sempre exaltou o amor pela nossa terra. Descanse em paz, Cacau! Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos“, escreveu no Twitter.
*Com informações do Folha Vitória
Comente este post