
Elias de Lemos (Correio9)
Os tempos de confinamento, impostos pela pandemia, levaram muita gente à cozinha. No início, muitas pessoas ficaram perdidas, mas acabaram desenvolvendo seus talentos culinários. Outras aperfeiçoaram, enquanto um terceiro grupo aproveitou para se reinventar e, porque não, aumentar a renda?
Foi assim que nasceu o “Ponto do Frango”, marca já conhecida daqueles que gostam de saborear uma refeição diferente e com aquele tempero para lá de especial. E a série ‘Mãos que fazem’ foi conhecer a culinária produzida pelas sócias Anyele Braun e Vanessa Schimitt, moradoras do Bairro Aeroporto, em Nova Venécia. Elas têm um pequeno empreendimento de comida aos domingos, é o Ponto do Frango.

As duas amigas contaram à reportagem do Correio9 que a ideia nasceu de uma conversa aleatória: “A primeira coisa foi a necessidade de fazermos uma renda extra. Desde então andando por alguns pontos fora da cidade percebemos a grande quantidade de vendas de frangos aos domingos, então não pensamos duas vezes, adquirimos o maquinário necessário, cadastro nas empresas para fornecimento de matéria-prima, procuramos inovar nosso produto com um tempero preparado cuidadosamente e uma boa e diferente embalagem”.

Anyele explica: “Iniciamos em setembro de 2019, desde então só temos a agradecer por nossos clientes e amigos que estão confiando em nosso trabalho. Claro que dificuldade existe em qualquer setor, pois iniciamos sem nenhum capital de giro, fomos adquirindo experiências, priorizamos e não abrimos mão da qualidade e do sabor para poder receber o titulo de ‘frango suculento’”.
“Além do carro-chefe, que é o frango assado, temos também: feijão tropeiro, salpicão e opções deliciosas assadas na brasa, como: coxa e sobrecoxa, costelinha suína e costela bovina, lembrando que tudo é feito na brasa, o que fica uma delícia”.
Se para muitos o domingo é dia de descanso, Anyele e Vanessa trabalham justamente para tornar o seu descanso ainda mais confortável. E elas explicam como conseguem isso: “Nós somos uma família, fazemos tudo com todo o cuidado e carinho para que nossos alimentos se tornem especiais para quem os saboreia e com isso serem reconhecidos”.
E como elas explicam o ato de cozinhar: “Para nós, cozinhar é um ato de amor e dedicação, é a arte de servir e transformar nossos alimentos em algo especial, pois o paladar é o que nos proporciona as primeiras percepções do mundo. Alimentação precisa de ser saudável, agradar aos olhos e ao paladar de cada um”, disse Anyele.
A produção é toda artesanal. É comida caseira, mas a produção considera uma série de medidas. Antes de começar a produzir as refeições, Anyele e Vanessa contam que tomam todas as medidas de higienização: limpam a cozinha antes de começar qualquer atividade, usam sempre máscaras, aventais, luvas e toucas. “Por mais que seja uma coisa caseira, trabalhar com alimentação exige cuidados minuciosos, não basta uma comida saborosa, bem feita, é preciso que os clientes tenham conhecimento dos cuidados levados em conta na produção”, explicam.

Os produtos são divulgados em grupos de WhatsApp, Facebock, Instagram, e têm, também, uma placa de localização no Bairro Aeroporto.
Os sabores produzidos pela dupla podem ser obtidos em qualquer ponto da cidade de Nova Venécia, pois, além do cliente poder retirar o produto no local, elas trabalham com entregas em domicílio e não cobram taxa de entrega.
As artesãs do paladar avisam que, além disso, fora aos domingos elas atendem a pedidos em qualquer ocasião; basta fazer a encomenda. Os contatos são: (27) 99915-1015 e 99756-3112.
Comente este post