
Elias de Lemos (Correio9)
A Pedra do Elefante é um dos pontos turísticos mais visitados de Nova Venécia. E a APA (Área de Proteção Ambiental) onde a montanha de 604 metros de altura se encontra, oferece outras opções de turismo religioso, onde fica o Santuário da Mãe Peregrina, de caminhada e trilhas por dentro da Mata Atlântica. O local é, também, habitat de muitas espécies de animais e abriga um ponto turístico natural do município, a frondosa e centenária árvore Gameleira.
No entanto, recentemente, alguns registros feitos na área têm chamado a atenção.
Macacos de pequeno porte são comuns na APA, como os saguis, mas grupos de animais maiores foram vistos passeando pelo lugar.
O veneciano Valdinei Fávero subiu a Pedra, com familiares e amigos e, ao chegarem ao topo da montanha, tiveram uma agradável surpresa ao encontrarem dois exemplares do macaco-prego, o que não é comum de se ver no alto do Elefante.
O Correio9 enviou as imagens para alguns biólogos e eles informaram que se tratava do macaco-prego.
Um dos bichos, enorme, não se intimidou com a presença de humanos e até aceitou comida, sentou e ficou observando, depois caminhou pela rocha.
Em conversa com o Correio9, Valdinei relatou que já viu outras espécies de animais. Ele falou de serpente grande, cuja espécie não soube identificar. Anteriormente, outros moradores já registraram imagens de bicho-preguiça, cágado, capivara, entre outros.
O desportista Edson Lima, popular Schaulin, que organiza excursões ao local, disse que já viu bandos de macacos muito grandes por lá. “O melhor horário para encontrá-los é pela manhã, por volta de 7 horas, quando eles saem para procurar alimento”, disse.
Com a criação da reserva e a preservação da flora e fauna da região, a APA oferece o ambiente ideal para quem curte interação com a natureza.
VEJA FOTOS E VÍDEOS DOS MACACOS ABAIXO:
VEJA FOTOS DO BICHO-PREGUIÇA E CÁGADO:


Comente este post