
A Prefeitura de Jaguaré lançou nesta segunda-feira, 19, o Edital de Seleção de Produtores Rurais para Doação de Mudas de Árvores Nativas. O edital faz parte do Programa Municipal de Revegetação de Áreas Degradadas – Jaguaré + Verde, organizado pelas secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente e é voltado para os produtores de Jaguaré. A iniciativa quer selecionar 20 produtores rurais para receber, de forma gratuita, 50 mudas de espécies nativas da região.
Inscrições
O objetivo é a restauração da vegetação nativa em áreas impactadas e promover a conservação das espécies, além de incentivar práticas sustentáveis na zona rural. O período de inscrição será do dia 21/05 ao dia 30/05, através de formulário online que será disponibilizado nas redes sociais e no site da Prefeitura de Jaguaré. Cada produtor selecionado vai receber 50 mudas de árvores nativas de espécies adequadas à região, além de orientações técnicas básicas para o plantio e manejo das mudas.
Para participar, os produtores devem atender aos critérios constantes no Edital, que podem ser consultados AQUI, entre eles, estar em dia com o Cadastro Ambiental Rural – CAR. O resultado será divulgado no dia 18/07 nos canais oficiais da Prefeitura de Jaguaré. As mudas, que serão entregues em data e local a serem definidos, são de espécies típicas da região, como jequitibá-rosa, braúnas, angicos, bicuíbas, sapucaias, imbiribas, imbiremas, gonçalo-alves, jataípebas, copaíbas, palmeiras, bromélias, entre outras.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Jordano Sossai, destaca as vantagens da restauração ecológica com a iniciativa. “Incentivamos o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas por meio da distribuição gratuita de mudas de espécies nativas da nossa região. Participando, os produtores, além de contribuir para a preservação ambiental, ainda são beneficiados com a melhoria da qualidade do solo e da água, e com o fortalecimento da sustentabilidade da sua propriedade”, afirmou Jordano.
Investimento no futuro
O projeto Jaguaré + Verde é considerado de grande importância para o município, em especial para os produtores rurais, de acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Yara Ferraço. “O projeto contribui para a recuperação das áreas degradadas, melhora a qualidade do solo e da água, além de preservar a biodiversidade local. Ao envolver os agricultores, promovemos práticas sustentáveis que garantem uma produção mais equilibrada e responsável. Cuidar do solo e reflorestar hoje é investir em um futuro melhor para as próximas gerações”, ressaltou a secretária.
Comente este post