
Com o projeto Propaisagem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semma encerra o ano com mais de 220 mudas plantadas de quatro espécies diferentes na área urbana, no projeto que teve início há dois meses para valorizar as principais vias da cidade. Encerrando os trabalhos este ano, a Secretaria plantou 36 mudas de três espécies no estacionamento da Praça Nicolau Falchetto, no dia 22 de dezembro. As espécies plantadas foram resedá, flamboyant e samambaia.
O ato de semear, plantar e cultivar a vida contou com presença de vizinhos, crianças e jovens no local. O morador Antônio Gonçalves Neto, que mora próximo à praça, ressaltou a importância de semear e cuidar da vida não só no município, mas em qualquer lugar.
“Moro em Jaguaré há muitos anos e nunca presenciei algo tão lindo assim, quando eu avistei um grupo de jovens, e principalmente crianças, semeando a vida eu logo corri para ajudar! Eu sempre incentivei meus vizinhos a plantar árvores porque cada semente plantada é uma vida que você ganha no planeta Terra”.
Consciência
Até o primeiro semestre de 2023, a Semma pretende plantar 1000 árvores em todo o município. As espécies são ipê, resedá, flamboyant, samambaia e manacá da serra. O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ezídio Basso, explicou que para manter a cidade com aspecto agradável e florida é preciso cuidar das espécies vegetais, em especial as árvores.
“Precisamos cuidar e valorizar o que o nosso município vem trabalhando em prol da sociedade e de todo o município. Nós estamos plantando mudas de árvores que podem entrar em extinção a qualquer momento em nosso País, devido à falta de cuidado por parte das pessoas, que não tiveram a oportunidade de desenvolver uma consciência de preservação das espécies e do meio ambiente como um todo”, destacou Ezídio.
Ele ainda ressalta a função importante que a árvore realiza no processo de umidificação na natureza. “As plantas podem purificar, oxigenar e umidificar o ar porque puxam água da terra por meio de suas raízes, transportando-a até suas folhas distribuindo o importante oxigênio que respiramos”, conclui.
Comente este post