A Festa da Cappitella é a grande atração anual do município de Nova Venécia. O evento, que traz turistas de diversos lugares, movimenta a economia local, antes e durante o evento.
Lojas, hotéis, padarias e diversos empreendedores são beneficiados com a ampliação de suas produções. Um dos locais que têm aumento da clientela, é a Padaria Salute. “O movimento, na semana e nos dias da festividade, é bastante favorável. Disponibilizamos já produtos típicos, que são os pães de fermentação natural, café colonial e, sempre participamos dos eventos culturais da cidade, e na Cappitella não será diferente, é uma festa de tradição. Esperamos um movimento ainda maior esse ano, convidamos a população para vir à nossa loja”, pontua o proprietário, Dudu Zampirolli.

Com acréscimo em suas encomendas, a Almaci Uniformes também garante aproveitar o momento da festividade. “Temos um acréscimo em nossa produção. O que sempre é bastante encomendado, são as camisas que as famílias utilizam durante o desfile do Carretino. Estamos preparados e já recebendo encomendas”, diz a proprietária, Arlete Lourenço.
O restaurante Sabores da Casa também não fica de fora. “Temos um aumento da clientela em cerca de 70%, realmente, nosso restaurante é bastante visitado durante a festa, dá um grande movimento e, para nós, é excelente”, fala a proprietária, Micherli Feitoza Zavarize.
O Cidade Hotel é outro empreendimento que é bastante requisitado. “O hotel, assim como o comércio em geral, fica com movimento considerável devido a festa, e, já temos procura de reservas”, explica a gerente, Rosilene Targa Machado.
Trazendo clientela em diversificados ramos do comércio, os bares não ficam de fora, e, também, atraem consumidores. O Bar do Santo, que fica na rua Ernesto Ayres Farias, local de concentração do Carretino, é um exemplo disso. “Graças a Deus, no período da festa, temos um aumento de clientes que saem no desfile, e os parentes das vizinhanças do bar, que chegam para o evento. Nosso movimento é muito bom”, conta.
Em relação aos empreendedores autônomos, a Ana Banana também tem produção específica para a Cappittella. “Já começamos a produção de tiaras, vamos vender antes e durante a festa. Temos também roupas prontas típicas e, quem quiser encomendar o modelo próprio, minha mãe está agendando encomendas”, diz.

A Dallas confecções é outra loja que aproveita a época da festa para faturar. “Com certeza aumentamos nossas vendas aumentam antes e durante a Cappittella. Vendemos muito tecido e camisas. É um momento bom para a gente ganhar um pouco mais, a festividade é positiva para nós, claro”, diz o proprietário da loja, Adenilson Rodrigues da Silva.
A Festa da Cappítela acontece em Nova Venécia, entre os dias 28 a 31 de agosto.
Comente este post