
Elias de Lemos (Correio9)
Três estudantes do curso de graduação em Medicina Veterinária, da faculdade Multivix de Nova Venécia, estão realizando estágio no Zoológico Municipal de Canoas, no Rio Grande do Sul.
Caroline Lobo Vila Nova, Elisa Marins Maciel e Medilaine Piovezan Xavier são acadêmicas do 5º Período de Veterinária e estão realizando um estágio intensivo que começou no dia 21 de junho e se encerra nesta sexta-feira, 02 de julho.
De acordo com Caroline, o Zoológico tem exposição de animais silvestres, sendo eles de vida livre que são apreendidos ou que a população leva, decorrentes de algum acidente.

Lá, são feitos todos os procedimentos necessários para a reabilitação do animal ao meio ambiente. Caso não seja possível o animal voltar ao meio ambiente, fica em exposição ou no setor extra (voltado a tratamento, não sendo exposto).
O programa do estágio contempla cinco setores: Setor de Nutrição; Extra; Primatas; Psitacídeos e Rapinantes e Carnívoros.
O conteúdo é todo relacionado ao manejo sanitário, medicação de acordo com a necessidade do animal (parte clínica), contenção de animais, nutrição, enriquecimento do ambiente/alimentação.

O enriquecimento é voltado ao bem estar animal, adaptar a forma de alimentação ou local de acordo com a espécie, para “estimular” o instinto animal.
Elas descrevem a experiência como um aprendizado incrível que apresenta a diversidade de possibilidades de atuação e contribuição do profissional de medicina veterinária.
Ao final do estágio, serão produzidos dois relatórios, um pelas estudantes e outro pelo Zoológico.
Psitacídeos: papagaios, periquitos, araras, maracanãs, tuins, jandaias, caturritas, apuins, cacatuas, ou catatuas, calopsitas…
Rapinantes: as aves de rapina, rapinantes, raptores ou aves predatórias são aves carnívoras que compartilham características semelhantes, como bicos recurvados e pontiagudos, garras fortes e visão de longo alcance. Assim, as rapinantes são aves ágeis na captura de seus alimentos: grandes artrópodes, peixes, anfíbios, pequenos mamíferos e pequenas aves. Mas cada rapinante está adaptada para caçar um tipo de animal. Alguns exemplos de aves de rapina são: águias, gaviões e falcões.
Comente este post