
Nesta quarta-feira (30), seis novos projetos de lei (PLs) iniciaram sua tramitação na Assembleia Legislativa (Ales) com a leitura em sessão ordinária. Três deles exaltam festas populares do interior do Espírito Santo, reconhecendo-as como de interesse cultural ou declarando-as como patrimônio imaterial do estado.
O PL 719/2023, uma iniciativa do deputado Lucas Scaramussa (Podemos), reconhece como de relevante interesse cultural a Festa do Caboclo Bernardo, realizada em Regência, Linhares.
A festa, que acontece desde 1930 no mês de junho, é uma homenagem ao pescador e herói nacional Bernardo Brumatti José dos Santos, o Caboclo Bernardo. Em 1887, o pescador salvou 128 marinheiros do Cruzador Imperial Marinheiro, pertencente à Marinha do Brasil e que havia encalhado em frente à barra do Rio Doce.
Outra comemoração tradicional de junho é a Festa de São João Batista, de Irupi. O PL 721/2023, de Coronel Weliton (PTB), declara o evento como patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo. A data é celebrada no município desde 1911.
Já o PL 723/2023, de Sérgio Meneguelli (Republicanos), também declara como patrimônio cultural imaterial a Festa da Banana e do Leite, realizada em Alfredo Chaves. A comemoração acontece desde 1970 e começou como uma forma de celebrar a produção agropecuária da região.
As três propostas foram encaminhadas para apreciação das comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.
Comente este post