Esta quarta-feira (26) é dia do aniversário do município de Nova Venécia. É um dia em que os venecianos, bairristas que só vendo, reverenciam esta terra que é mãe de todos nós. E não apenas de quem nasceu aqui, mas há, também, os filhos adotivos, aqueles que chegaram, se encantarem e também a adotaram para viver.
Na segunda-feira (24) foi dia de comemoração na Redação do Correio9, quando o jornal completou 17 anos de circulação. Não são 17 dias! Neste período foram contadas muitas histórias de pessoas, tragédias foram narradas, fatos foram levados ao público e, por meio das páginas deste veículo, levamos emoção ao público. E põe emoção nisso!
O Correio9 se orgulha de fazer parte e ajudar a escrever a história veneciana, e isso acontece desde a primeira edição que circulou no dia 24 de janeiro de 2005.
O jornal parece novo, ainda não atingiu a maioridade, está há um ano de completar ‘dezoitão’, mas tem maturidade. Maturidade que reflete um trabalho contínuo de melhoria e isso está entranhado em toda a equipe que faz o Correio9.
Por outro lado, Nova Venécia, no alto de seus 68 anos está longe de aposentar porque uma cidade não envelhece, ela se constrói e se renova a cada dia. Ela ainda é uma adolescente que aspira se tornar adulta e, com a coragem, a força, a garra e a determinação de seus filhos ela será uma adulta tão bela quanto sua exuberância adolescente.
Foi graças a muito trabalho que este jornal se edificou. É por isso, também, com muito trabalho que Nova Venécia se edifica a cada dia. É uma jornada que não para!
Hoje, olhamos para trás e temos orgulho! Muitos de nós não conhecemos a maioria das pessoas cujos nomes batizam nossas ruas e monumentos. Mas, temos curiosidade em sabermos quem foram essas pessoas. As respeitamos porque se temos essa cidade como ela é, devemos isso ao trabalho e a visão de muita gente.
Possivelmente, daqui a 100 anos, nenhum de nós estará vivo, mas, Nova Venécia estará aqui sendo o lar dos nossos descendentes que olharão para trás e reconhecerão a força do nosso povo, e como quem já habitou esta terra se esforçou para que esta cidade fosse um bom lugar para se viver.
Até aqui o Correio9 vem se dedicando a registrar a história, o progresso, o desenvolvimento e o protagonismo de Nova Venécia. Para a nossa equipe, isso não tem preço!
E é com esse mesmo entusiasmo que seguimos a narrativa. Trabalhamos para que daqui a 100 anos o jornal continue narrando esta bela história.
Para a humanidade chegar aos nossos dias, duas coisas foram fundamentais: a cooperação e a comunicação, sem estas duas coisas nenhum de nós existiria.
Não sabemos como será a comunicação no futuro, mas, sabemos que ela sempre será necessária.
Não sabemos como Nova Venécia será no futuro, mas, sabemos que ela será, que vai continuar produzindo filhos, que a amarão como a amamos hoje.
Nova Venécia é de todos, é uma cidade que acolhe e cuida de quem chega; um povo solidário que estende as mãos a quem precisa. E, como ninguém é de ferro, somos um povo festeiro e aventureiro!
Temos belas paisagens! E nossos artistas então!? Temos grandes mestres, professores e professoras que formam um dos nossos maiores patrimônios.
Assim é Nova Venécia, um município cuja força vem do café e da pecuária, mas temos um comércio forte e dinâmico,
O veneciano adora viajar, em todo canto da Terra tem algum veneciano, talvez poucas cidades espalharam tanta gente. Mas, podemos percorrer o mundo que não esquecemos nossas raízes. Costumamos dizer que quem bebe da água do Rio Cricaré, sempre volta!
Apreciamos, valorizamos e curtimos nossas belezas naturais. E põe beleza nisso! O Correio9 continua aqui e vai permanecer, afinal, ainda temos muita história para contar.
Comente este post