
O Edital de Emendas Parlamentares do deputado federal Felipe Rigoni chega em sua última fase. Ao todo, 125 projetos avançaram para a etapa de votação popular. Nela, o cidadão capixaba vai decidir o futuro de R$ 12 milhões em emendas. As votações começam no dia 3 de junho.
Pela primeira vez, o processo de votação será realizado por meio de um site. Esse foi um pedido dos participantes e prontamente atendido pelo gabinete do parlamentar. Serão duas etapas: entre os dias 3 e 13 de junho, disputam os projetos da saúde. Do dia 4 ao dia 24, as propostas das demais áreas.
“Estou extremamente feliz com a participação das pessoas no processo. É muito gratificante notar iniciativas incríveis que podem mudar a vida dos capixabas. Os projetos estão sensacionais e não tenho dúvidas de que a população capixaba vai gostar bastante. Acredito muito no engajamento das pessoas. Esse é o nosso quarto edital e mais de R$ 50 milhões já foram destinados”, disse o deputado Felipe Rigoni.
O que é o Edital de Emendas?
Lançado em 2019, o Edital é uma maneira democrática para distribuição dos recursos do mandato. Emendas parlamentares são recursos do orçamento público legalmente indicados por membros do congresso nacional aos estados e municípios. Ocorre que, em muitas ocasiões, parlamentares utilizam dessa ação para trocar recursos por apoio político.
Com o compromisso de fazer uma política diferente, Rigoni decidiu deixar a população capixaba decidir o futuro dos recursos aos quais seu mandato tem direito. “O recurso é do povo, então nada mais justo do que o povo decidir onde devem ser aplicados”, destaca o deputado.
A proposta foi bem aceita pela população e permitiu que projetos fundamentais para o Espírito Santo fossem contemplados, como é o caso do primeiro PetScan público do Estado. O equipamento é de alta tecnologia sendo um grande aliado no combate ao câncer.
O Edital é composto por quatro etapas: inscrição em conformidade com os critérios de elegibilidade estabelecidos; avaliação técnica do gabinete, que avalia impacto e qualidade do projeto enviado; análise do Conselho Técnico, formado por especialistas com experiência acadêmica em cada área; e votação popular por meio do site.
Aprovados pelo Conselho – setor saúde: https://uploads.strikinglycdn.com/files/a8d11d7b-1a9f-460b-b0ac-f071cd68f2d0/Rela%C3%A7%C3%A3o%20projetos%20que%20v%C3%A3o%20para%20vota%C3%A7%C3%A3o%20de%20sa%C3%BAde%20-%20Emendas%20Rigoni.pptx%20(1)%20(1).pdf
Comente este post