
A solidão tem sido apontada por especialistas como um dos maiores desafios da saúde na terceira idade. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em estudo publicado em 2024, indica que o isolamento social pode acelerar o declínio físico e cognitivo desses familiares. Outro levantamento, realizado pelo Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil) e divulgado em 2023 pelo portal SciELO, mostra que a falta de interação afeta diretamente o bem-estar e a qualidade de vida dessa população.
Diante desse cenário, cresce a busca por alternativas que aliem cuidado e socialização, como os serviços de Day Care. A proposta é simples e, ao mesmo tempo, transformadora: oferecer um espaço onde os mais velhos possam conviver, criar laços e participar de atividades que estimulam tanto o corpo quanto a mente, ao mesmo tempo em que oferecem tranquilidade para as famílias.
“O envelhecimento saudável precisa estar conectado à convivência. Um ambiente de estímulo e acolhimento ajuda a transformar o dia em algo leve, cheio de propósito e longe da solidão”, afirma Gabriela Taquetti, diretora da Mo’a Residência de Vida Ativa, empresa que atua nesse segmento.
Entre as atividades realizadas em programas de Day Care estão jogos de memória, leitura coletiva, fisioterapia em grupo, oficinas de artesanato e pintura, terapia ocupacional, práticas de relaxamento, além de música e momentos de lazer. A filosofia por trás desse formato é promover autonomia e alegria por meio da interação constante, evitando longos períodos de inatividade dentro de casa.
Para além da rotina diária, o Day Care e a hospedagem temporária também têm se tornado aliados das famílias em situações práticas do dia a dia. “Sabemos que imprevistos acontecem, e a preocupação de não ter com quem deixar um familiar pode ser grande. Com a hospedagem temporária ou o Day Care, a família tem a paz de saber que seu ente querido está seguro, bem cuidado e em um ambiente que estimula o cognitivo e a autonomia”, acrescenta Gabriela.
Mais do que uma solução de cuidado, o modelo representa uma forma de fortalecer vínculos e ressignificar o envelhecimento, transformando a terceira idade em uma fase ativa, social e plena.
Comente este post