A equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de São Mateus prendeu, nesta quinta-feira (17), um homem de 29 anos acusado de descumprir medidas protetivas de urgência, ameaçar a agredir a ex-mulher, inclusive trancando a vítima em casa. O homem tinha mandado de prisão em aberto e foi flagrado pelos policiais se aproximando, mais uma vez, da residência da vítima.
A Deam de São Mateus tem cinco inquéritos policiais relatando crimes cometidos por este homem contra a ex-companheira, com quem conviveu por 11 anos. A primeira ocorrência registrada na Delegacia foi em 2020, quando a vítima relatou ter sido ameaçada e agredida pelo então companheiro. Na ocasião, a Justiça deferiu medidas protetivas de urgência, determinando que o agressor mantivesse distância da vítima.
“Em janeiro deste ano ela retornou à Delegacia para comunicar que ele nunca cumpriu a medida protetiva e, o que é ainda mais grave, mantinha a mulher trancada em casa para que ela não procurasse a polícia. No dia em que veio até aqui, ela contou que ele a espancou e agrediu com uma faca, e ela conseguiu fugir de casa e pedir ajuda”, relatou a titular da Deam de São Mateus, delegada Gabriella Zaché.
A Delegacia adotou todas as providências cabíveis em sede policial e, no dia 10 de março, houve um novo registro de descumprimento de medida protetiva, ameaça e lesão corporal. A Justiça expediu um mandado de prisão contra o agressor e a vítima foi encaminhada para a Casa Abrigo, onde permaneceu até essa quarta-feira (16).
“Nessa quinta-feira, policiais da Deam e da Delegacia Especializada de Investigações Criminais de São Mateus foram até a casa da vítima para obter informações sobre o paradeiro do suspeito, para cumprir o mandado de prisão. Assim que a equipe estacionou a viatura, visualizou o suspeito na casa da vítima. Ele fugiu ao ver os policiais, e decidiu vir direto para a delegacia, onde se entregou. É possível que ele tenha tomado conhecimento de que ela tinha voltado pra casa, e tenha ido lá, novamente, agredir a mulher”, relatou a delegada.
Após os procedimentos de praxe, o homem foi encaminhado ao sistema prisional.
Comente este post