
Com o apito final da zebra do Globo-RN sobre o Internacional, nesta quinta-feira (03), a Copa do Brasil teve definida sua segunda fase. Quarenta clubes de todas as regiões do país – das Séries A a D e “sem divisão” – se enfrentam em 20 confrontos de jogo único. O regulamento agora muda: visitantes não têm mais vantagem, e em caso de empate a decisão é nos pênaltis.
ATLÉTICO-GO X NOVA VENÉCIA
O Atlético-GO está garantido na segunda fase da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira (3), o Dragão superou o União Rondonópolis por 3 a 0 no Estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis (MT). O próximo adversário dos goianos será o Nova Venécia, que, mais cedo, derrotou o Ferroviário-CE por 2 a 1 no Estádio Zenor Pedrosa, em Nova Venécia. O Leão do Norte, como é conhecido, tem Antônio Marcos de Andrade, pai do atacante Richarlison, do Everton (Inglaterra), como presidente.
A CBF tem as datas pré-definidas dos encontros, que devem ser confirmadas nesta sexta. As partidas serão realizadas nos dias 9, 10, 16 e 17 deste mês. Dessa forma, na próxima quarta (9) a bola já volta a rolar pela competição mais democrática do futebol brasileiro.
Os confrontos da segunda fase*:
Moto Club-MA x Tombense-MG
Pouso Alegre-MG x Coritiba
Azuriz-PR x Mirassol-SP
Avaí x Ceilândia-DF
Atlético-GO x Nova Venécia-ES
Real Noroeste-ES x Juventude
Juazeirense-BA x Vasco
CSA x Paysandu
Ceará x Tuna Luso-PA
Figueirense x Cuiabá
ABC x Altos-PI
Goiás x Criciúma
Globo-RN x Brasiliense
Guarani x Vila Nova
Tuntum-MA x Cruzeiro
Portuguesa-RJ x Sampaio Corrêa
São Paulo x Manaus
Tocantinópolis x Cascavel-PR
Fluminense-PI x Santos
Vitória x Glória-RS
*O mando de campo da segunda fase foi definido por sorteio antes da realização da primeira
PREMIAÇÃO
Ao contrário do que aconteceu anteriormente (com divisão por blocos), a cota de premiação para quem passar à terceira fase é igual para todos. Os clubes classificados embolsarão a quantia de R$ 1,9 milhão.
A divisão com valores iguais segue nas oitavas, quartas, semifinais e final, com aumento gradativo. O montante total pode chegar a quase R$ 80 milhões para o campeão.

E DEPOIS?
Quem passar nesta etapa terá a companhia de mais doze clubes que entram direto na terceira fase. As 32 equipes serão divididas em 16 confrontos, por sorteio a ser realizado pela CBF.
E aí o regulamento muda: serão duas partidas, com os mandos a serem definidos também por sorteio. Em caso de uma vitória para cada lado, o saldo de gols conta como critério de desempate. Vale lembrar que há alguns anos não existe mais o chamado gol qualificado – ou seja, gol marcado fora de casa não tem “peso extra”.
Entram direto na terceira fase: campeões regionais do Norte (Remo) e Nordeste (Bahia), da Série B (Botafogo), e os clubes que estão disputando a Libertadores: Athletico (campeão da Sul-Americana), Atlético-MG (campeão do Brasileiro e da última Copa do Brasil), Palmeiras (campeão da Libertadores), além de Flamengo, Fortaleza, Corinthians, Bragantino, Fluminense e América-MG.
Comente este post