
Elias de Lemos (Correio9)
As convenções partidárias, realizadas nas duas últimas semanas, definiram três nomes para concorrer ao cargo de prefeito de Nova Venécia nas eleições de 2024. Além dos cargos majoritários, foram definidos, também, 201 nomes para tentarem uma vaga na Câmara de Vereadores.
Todos, ainda, são pré-candidatos, pois as candidaturas são oficializadas somente depois do registro na Justiça Eleitoral.
A primeira convenção aconteceu no dia 24 de julho, quando o atual prefeito, André Fagundes, foi confirmado pelo Podemos para buscar a reeleição, tendo como pré-candidato a vice o pastor Sílvio Ferrari (DC).
O grupo de apoio ao André é formado por seis partidos: Podemos, Democracia Cristã, PSDB, Cidadania, PMB e PDT. Juntos, definiram 56 pré-candidatos a vereador.

Na sexta-feira (2 de agosto) o PL se reuniu em convenção com o PRTB para confirmar o nome do ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Antonio Emílio, como candidato da direita, na corrida pela Prefeitura. Quem irá compor a chapa com ele será o militar da reserva e agricultor, Silvani Alves dos Santos (PRTB).
Os dois partidos têm 23 nomes na lista para concorrer ao Legislativo, pré-candidatos que terão suas candidaturas oficializadas nos próximos dias (o prazo para registro no TSE vai até o dia 15 de agosto).
Na manhã de sábado (3 de julho) o PSB realizou sua convenção, com 11 partidos aliados (Agir, Progressistas, Solidariedade, PRD, PSD, Rede, Mobiliza, União Brasil, Republicanos, MDB e Avante), e homologou o nome do ex-prefeito Mário Sérgio Lubiana, o Barrigueira, tendo como pré-candidato a vice o empresário e produtor rural Mário Machado (PP). Em 2020, ele foi candidato a vice compondo chapa com Edson Marquiori.
O grupo de Barrigueira homologou 108 nomes de pré-candidatos a vereadores e vereadoras.

Também no sábado, o PV, PT e PC do B realizaram sua convenção, com a expectativa de homologar o nome de Wasley Daros Cesconetto para concorrer à Prefeitura. No entanto, depois de muita conversa, o PV, de Wasley e os aliados decidiram não lançar candidatura própria. Ao Correio9, ele afirmou que o grupo vai lançar 14 nomes para concorrer ao Legislativo.
Além disso, o grupo decidiu não se aliar a nenhuma das três candidaturas já anunciadas: “Não vamos fazer coligação”, disse Wasley.
O prazo para registro das candidaturas se encerra no próximo dia 15 de agosto. A partir do dia 16 os candidatos e candidatas estarão livres para colocar o ‘bloco na rua’. Aí, a campanha começa para valer.
Comente este post