Eleições
O prazo para realização das convenções partidárias – para definição das candidaturas às eleições 2020 – iniciado no dia 31 de agosto, se encerrou nesta quarta-feira, 16. Nestes 17 dias, foram realizadas 21 convenções em Nova Venécia, que envolveram intensas negociações, muitos acordos e, também, espionagem. A espionagem foi a marca das convenções com todos os partidos vigiando os passos dos outros!
Eleições 2
Nada mais, nada menos, do que 7 candidatos tiveram seus nomes aprovados nas convenções partidárias para concorrer à sucessão do prefeito Mário Sérgio Lubiana, o Barrigueira. No entanto, o prazo para a apresentação do pedido de registro de candidatura, na Justiça Eleitoral, vai até o dia 26 de setembro e, até lá, muitas águas vão passar embaixo da ponte. Vamos aguardar!
Eleições 3
Se se confirmar a quantidade de candidatos à Prefeitura de Nova Venécia, será um recorde, superando o pleito de 2008, quando 06 nomes concorreram: Wilson Luiz Venturim (Japonês), Edna Milanez Grechi, Walter De Prá, Ednilson Antonio Zotelle, Mário Sérgio Lubiana (Barrigueira) e Luis Henrique Campos (Ico). Este ano são 07 candidatos, por enquanto!
Eleições 4
A corrida eleitoral de 2020 poderá ter cinco homens e duas mulheres (as duas são professoras) na disputa: André Fagundes (PDT); Antonio Emílio (Cidadania); Clio Venturim (MDB); Edson Marquiori (PSB); Gleyciaria Bergamim (DEM); Professora Cláudia (PT) e Wemerson Nogueira (Rede).
Eleições 5
Mesmo com os anúncios dos nomes dos candidatos, corre ‘à boca pequena’ que nem todos levarão suas candidaturas adiante. Mas, não é possível afirmar se algum partido vai declinar. Tudo ficará ‘às claras’ na próxima semana!
Eleições 6
Até este ponto, está explícito, apenas, o que está na superfície, porque corre, também, ‘à boca pequena’, que outra peça está se movendo nos subterrâneos da política veneciana. O que estaria acontecendo é que, em tese, tem alguém dizendo uma coisa, mas, pretende outra. E que surpresas ainda devem surgir!
Recorde
Mesmo antes do registro das candidaturas, a quantidade de candidatos à Câmara veneciana em 2020 também já é recorde. Dos 21 partidos que realizaram convenções, cinco optaram por não lançar candidaturas ao Legislativo veneciano. Todos os demais apresentaram ou vão apresentar nomes para concorrerem. Até o fechamento desta coluna, as atas das convenções somavam 204 nomes.
Recorde 2
Até aqui, a lista de candidatos se divide em 143 homens e 61 mulheres. Na eleição de 2016, 134 candidatos, à Câmara, estavam nas urnas, sendo 94 homens e 40 mulheres. No entanto, a lista deste ano irá além dos 204 já anotados, pois a coligação do candidato Antonio Emílio ainda não divulgou sua lista.
Vices
São eles: Paulo Roberto Damasceno é o candidato a vice na chapa encabeçada pelo André Fagundes; Toyota está com Antonio Emílio; o Sargento Inoch compõe com Clio Venturim; Mário da Mineirinha vem com Edson Marquiori; Nelson Cordeiro é vice da Gleyciaria Bergamim; João Nogueira vem como vice da Professora Cláudia e Sebastião Andrade fechou com o Wemerson Nogueira.
Vices 2
Na medida em que foram divulgados os nomes dos candidatos a vice-prefeito, as reações dos internautas, nas redes sociais do Correio9, foram de questionamento. A pergunta dominante foi: quem é? E a declaração: não conheço!
Vices 3
A campanha eleitoral vem aí e vai ter tempo suficiente para, quem não conhece, conhecer cada um dos candidatos a vice-prefeito em Nova Venécia. É importante esperar até que cada um apresente o que pensa, o que propõem e que mostrem porque estão concorrendo. Qualquer julgamento anterior é precipitado!
Vices 4
Na prática, o processo eleitoral em Nova Venécia está fragmentado e isso tem dificultado as negociações. Muitas candidaturas foram definidas em suas zonas dominantes e, mesmo que (excetuando o PT) os partidos têm afirmado que estão abertos para negociações, a formação de acordos têm se esbarrado nos conflitos de interesses.
Adelson
O vice-prefeito, Adelson Salvador, que caminhou com a situação na eleição de 2016, agora é dissidente. Seu filho, Anderson Salvador (presidente do partido) atracou o PSDB na chapa do MDB, do Clio, desembarcando a participação do Adelson do governo do Barrigueira.
Japonês
O ex-prefeito Wilson Venturim, o Japonês, foi um dos expoentes na convenção do MDB, que homologou o nome do seu filho Clio como candidato a prefeito de Nova Venécia. Há oito anos sem cargo eletivo, e ‘sem falar’, Japonês parecia ávido para fazer um discurso! E aproveitou! Ele parecia não parar mais e demonstrou, claramente, o tom da campanha!
Prova de Fogo
Dos 13 vereadores atuais, quase todos são candidatos à reeleição! Quem fica e quem sai? Essa resposta está com o eleitor.
Gestão
Além de único Estado Nota A em gestão fiscal, desde 2012, pelo Tesouro Nacional e com o melhor Ensino Médio do País, segundo dados divulgados pelo Ideb, o Espírito Santo subiu uma posição e agora está em 5º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Gestão 2
O ranking de competitividade, divulgado nesta quinta-feira (17), avalia todas as 27 unidades da Federação em dez pilares, que são subdivididos em 73 indicadores. Até 2018, o Espírito Santo ocupava a 8ª posição e no ano passado ficou em 6º lugar.
Casamento
Por um bom tempo os próximos casamentos terão dificuldade de ter chuva de arroz, porque o preço não tem permitido nem neblina!
Cobertura
O Correio9 foi o único veículo de comunicação presente nas convenções que lançaram candidatos a prefeito em Nova Venécia. Em cada uma delas, as alianças deram o tom da campanha. Com tantos candidatos, a tendência é de uma campanha intensa com um grande debate sobre os problemas e o futuro do município. Esta campanha vai ser daquelas!
É Que!
A política veneciana vive, há décadas, dividida em grupos. Adelson, Japonês e De Prá têm feito interregnos, mas, mantendo o controle do teatro político; agora, parece ter perfurado uma fonte e brotou político de todo lado. Muitos candidatos a prefeito e prefeita e a vereança vão ao debate. O município pode ganhar muito se todos entrarem na discussão!
O Pôr do Sol
O pôr do sol em Nova Venécia é um espetáculo à parte. Impossível não contemplar! A cada pôr do sol um novo horizonte! A cada amanhecer uma nova inspiração! Que a inspiração, a consciência e a razão conduzam os venecianos neste momento em que o futuro está sendo decidido.
Comente este post