Lagartixa
O popular Lagartixa, figura conhecida em Nova Venécia, está precisando de ajuda. Ele sofreu um grave acidente que lhe causou sérios traumas em setembro de 2020, como uma fratura facial e trauma crânio-encefálico. Socorrido, ele foi encaminhado para o Hospital São Marcos. Lá, foi atendido pela equipe médica, que prestou os primeiros-socorros. Posteriormente, Lagartixa foi encaminhado para o Hospital Roberto Silvares, em São Mateus.
Lagartixa 2
Depois da internação no Roberto Silvares, ele foi transferido para o Hospital São Marcos, de onde recebeu alta. No entanto, mesmo depois de deixar o hospital, Lagartixa ainda apresenta sequelas. Ele não consegue movimentar os membros superiores e inferiores e precisa de ajuda para se sentar ou se levantar.
Lagartixa 3
Em casa, sob cuidados, Lagartixa está fazendo fisioterapia e, lentamente, está recuperando suas habilidades físicas. No momento, ele precisa de ajuda com fraudas geriátricas. Esta semana, ele gravou um vídeo fazendo esse apelo. Quem o conhece, sabe o quanto ele merece ser ajudado. Os donativos podem ser deixados na loja Reagro, ao lado do Posto Veneza.
Sujeira
Na sessão da última terça-feira da Câmara de Vereadores de Nova Venécia, o vereador Roan Roger (MDB), mais uma vez cobrou a limpeza do Córrego da Serra que, aliás, deveria ser chamado de “esgoto”. As margens do pequeno riacho estão tomadas pelo mato e muito lixo, que abrigam animais peçonhentos, ratos e insetos.
Cobrança
Na mesma sessão, os vereadores Damião Bonomette (PSB) e Anderson Salvador (PSDB) cobraram ações de apoio às pessoas afetadas pela Covid-19 em Nova Venécia. De acordo com Anderson, a Prefeitura tem recebido verbas federais, no entanto, o recurso não está sendo utilizado, enquanto “famílias passam fome no município”. Ele cobrou a compra e distribuição de cestas básicas.
Cobrança 2
Já o vereador Damião Bonomette relatou falta de remédios na farmácia do município. Segundo ele, medicamentos estão caros e a falta está prejudicando a população. Tanto ele, quanto Anderson, asseguraram que existem recursos.
Na Educação
Na manhã desta quinta-feira (15), o Governo do Espírito Santo deu início à vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19) do grupo dos trabalhadores da educação. O governador Renato Casagrande recebeu representantes das categorias de ensino público das redes municipal, estadual e federal e também da rede privada em ato simbólico realizado no Palácio Anchieta, em Vitória. A campanha de vacinação deve começar a partir da próxima semana nos municípios.
Para Mulheres
As mulheres que atuam nas forças de segurança pública e que combatem a violência doméstica, como policiais e guardas municipais, ganharam uma data comemorativa para celebrar a sua ação no Espírito Santo.
Foi aprovado o Projeto de Lei 295/2020, do deputado estadual Delegado Danilo Bahiense (sem partido), que institui o Dia Estadual da Profissional de Segurança no Combate à Violência contra a Mulher, a ser comemorado a cada dia 18 de novembro.
Epidemia
Durante todo ano de 2020, mais de 8 mil pedidos de Medida Protetiva foram feitos por mulheres contra homens à Polícia Civil do Estado do Espírito Santo. É como se um pedido fosse lavrado a cada hora. Ao todo, 13.212 Boletins de Ocorrência foram registrados em Delegacias da Mulher no Espírito Santo, o que corresponde a duas mulheres a cada três horas. Desses boletins, 8.038 geraram os pedidos por proteção.
Epidemia 2
E como se não bastasse a banalidade com que nos perseguem e matam mulheres, estamos agora diante de uma nova constante que são as mortes por espetáculo, em que o assassino já não se contenta em tirar a vida de sua vítima, mas precisa demonstrar sua superioridade momentânea fazendo isso aos olhos da filha ou filho daquela mulher.
Órfãos
A Comissão Externa para o Enfrentamento da Pandemia da Câmara dos Deputados fez audiência pública na terça-feira sobre o tema “Órfãos da Covid”. São pelo menos 45 mil crianças e adolescentes que, no cálculo do Ipea, perderam pai e mãe na pandemia, muitas delas vivendo em extrema dificuldade e sem contar com nenhuma ajuda do estado — financeira ou psicológica.
Medroso
É ambígua a tentativa do presidente Jair Bolsonaro ao pretender “melar” a CPI da Covid. O presidente da República baixou ao nível de um senador do baixo clero, no caso, Jorge Cajuru, que não é flor que se cheire e não tem credibilidade para tão alta decisão e muito menos para receber uma ligação de Bolsonaro. Ele ganhou uma cadeira no Senado falando bobagens em rádio e TV.
Medroso 2
Mas, por que Bolsonaro está com tanto medo desta CPI se ele esbraveja pelos quatro cantos do País que está fazendo um excelente trabalho em relação à pandemia? Se ele vive dizendo que o “Brasil é um exemplo para o mundo no combate à pandemia”? Essa temeridade leva a crer que há sujeira embaixo do tapete e não necessariamente colocada ali pelo presidente, mas por seus assessores diretos e ministros. E, quem sabe os filhos?
Medroso 3
Ao baixar o nível, tentando atrapalhar a CPI, Bolsonaro está dando margem para negociação com o chamado “centrão”, do qual já é refém. O presidente sabe que a moeda de troca é cara, mas nos parece que não tem outra saída a não ser a de que a CPI seja ampliada para Estados e Municípios, já que a decisão em relação a muitas ações do combate à pandemia estava a cargo deles.
Conclusão
É assim que funciona no Brasil. Tudo tem que ser negociado no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, porque não temos um parlamento e uma justiça decentes. Enfim, quando, pelo voto, elegemos um presidente, são raras as vezes em que acertamos. Nessa, mais uma vez, parece que erramos.
Números
O país registrou 3.774 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou nesta quinta-feira (15) 365.954 óbitos desde o início da pandemia. É como se toda a população da capital do Espírito Santo, Vitória, fosse dizimada em um ano. Triste demais!
Abelhas
Nesta quinta-feira (15) um trabalhador de 23 anos morreu afogado em uma represa no município de Pinheiros. Ele estava fugindo de um ataque de abelhas. A vítima e mais dois amigos pularam na água no intuito de fugir do enxame. Os amigos conseguiram nadar e chegaram ao outro lado da represa, enquanto o jovem começou a se afogar. Os amigos tentaram ajudar, mas não conseguiram salvar o colega.
Segundo informações da equipe dos bombeiros, que atendeu a ocorrência, o corpo da vítima (cuja identidade não foi revelada) foi encontrado a pouco mais de 10 metros da margem da represa e a uma profundidade de aproximadamente 3 metros.
A perícia da Polícia Civil foi acionada e o corpo foi encaminhado para o SML.
Abelhas 2
No dia 09 de outubro de 2020 um outro caso envolvendo abelhas causou a morte de um homem em Pinheiros.
Duas pessoas trabalhavam em uma escavadeira, no interior do município, quando a máquina acertou um local onde se encontrava um enxame de abelhas.
Um deles conseguiu se afastar do lugar, levando poucas picadas; já o outro tentou correr para uma lagoa, mas não conseguiu e foi a óbito no local.
Vacinas
O Governo do Estado recebe, na manhã desta sexta-feira (16), 124.700 doses de vacinas para dar continuidade à imunização contra o novo Coronavírus (Covid-19). Para a décima terceira remessa, foram entregues 75.500 doses da vacina Covishield (Oxford/Fiocruz) e 49.200 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan).
Vacinas 2
O Estado fará o envio aos municípios do quantitativo para dar continuidade à vacinação do público de 60 a 64 anos, com o envio de mais 30% de doses da D1 para este público, totalizando 58.853 doses. Com essa nova remessa, o Estado chegará à distribuição de 60% de doses D1 a este público. Ainda para D1, serão encaminhadas doses para os grupos de Forças de Segurança e Salvamento e trabalhadores da saúde.
Clássico
O tabu chegou ao fim. Nesta quinta-feira (15), o Vasco da Gama derrotou o Flamengo por 3 a 1, no Maracanã, pela 9ª rodada da Taça Guanabara do Campeonato Carioca, encerrando um jejum de 17 jogos sem vitórias sobre o maior rival. A torcida vascaína está que nem pinto no lixo; é muita felicidade!
Comente este post