Por Billy Baldo – [email protected]

Pechincha
Nesta quinta-feira começou a Semana da Pechincha em Nova Venécia. E com ela veio uma agitação incomum nas ruas e no comércio da cidade. A lotação das lojas dá uma mostra de que o veneciano é como todo consumidor: adora preço baixo!
Pechincha 2
A queda de preços tem sido comprovada pelo volume de vendas gerado no primeiro dia. Os comerciários estão assoberbados, mas, felizes da vida!
Pechincha 3
Além de preços mais em conta, os lojistas prepararam o comércio para a pechincha. Decoração nova, produtos novos e uma grande variedade de opções estão à disposição dos consumidores. E olha que não é só gente daqui!
Pechincha 4
O Correio9 andou pechinchando para conferir e encontrou pessoas de Vila Pavão, Boa Esperança, São Gabriel da Palha, São Mateus, Pinheiros e outros lugares, incluindo a capital. Viva a pechincha!
Pechincha 5
Para pechinchar bem é preciso estar com tempo para bater perna pelo comércio. Quem tiver fôlego e perna vai encontrar muita coisa. Mas, antes da compra, certifique-se de que a loja participa da promoção, pois algumas optaram por ficar de fora. Aproveitem!
Pechincha 6
A CDL merece nossos cumprimentos pelo feito. A organização e realização da Semana da Pechincha deste ano estão um sucesso. Mesmo para quem está com pouco dinheiro, dá para levar alguma coisa.
Cobra Verde
Um mesmo vereador foi protagonista de dois projetos inusitados em Nova Venécia. Em 2016 ele apresentou uma proposta para mudança de nome da Rua Maranhão, no Bairro Beira Rio. Acontece que ele não discutiu com os moradores, que partiram para cima dele. O ‘pobre’ edil não avaliou o custo da mudança.
Cobra Verde 2
Mudar o nome de uma rua vai além da aprovação de uma lei municipal e da troca de placa com o nome. Uma vez alterada a denominação, todos os imóveis da localidade precisam alterar suas escrituras para o novo endereço. O vereador não sabia disso!
Cobra Verde 3
Agora, em 2019, o mesmo vereador apresentou um projeto que obrigaria todo o comércio veneciano a disponibilizar banheiros aos clientes. Todo mundo sabia que isso não daria certo. Mas, mesmo assim, o projeto foi aprovado na sessão do dia 27 de agosto. A CDL partiu para cima e uma semana depois, na sessão da última terça-feira, 3, ele foi revogado.
Vergonha
Uma vergonha a situação das rodovias BR 342 e ES 220 que ligam os municípios de Nova Venécia e Vila Pavão. Os inúmeros buracos têm provocado vários acidentes com prejuízos materiais aos donos de veículos e, pior, ceifando vidas. Em alguns trechos é impossível trafegar na mão certa; a única saída é se arriscar na contramão. Lamentável! Até quando?
Vergonha 2
Na semana passada um motorista ironizou a buraqueira. Ele providenciou uma placa – e a fixou ao lado da estrada – com os seguintes dizeres: “Atenção motociclistas, os buracos estão em reunião”. Mas, não parece uma reunião, parece que várias famílias de buracos fixaram moradia na rodovia. Alguns têm até nome!
Calçada Cidadã
A Prefeitura de Nova Venécia realiza uma Audiência Pública no próximo dia 12 de setembro (quinta-feira), na Câmara de Vereadores, a partir das 17h30. O evento visa discutir sobre a normatização de construção de calçadas cidadãs em ruas e praças do município, onde serão apresentadas propostas e metas para implantação das normas.
O Que É?
A Calçada Cidadã é um grande projeto de acessibilidade para os pedestres, sobretudo pessoas com deficiência, gestantes e idosos e prevê a padronização das calçadas visando a mobilidade com segurança pela cidade.
Debate
A participação popular é importante para o crescimento de Nova Venécia. “Vamos debater esse assunto com representantes da sociedade civil e população para colhermos novas sugestões que possam aperfeiçoar o texto da redação”, disse o diretor de Planejamento, Lola Campos.
Escolas Militares
O governo Jair Bolsonaro pretende implantar o modelo cívico-militar em 216 escolas até 2023, sendo 54 por ano. As regras para adesão ao programa das unidades de ensino dos estados e Distrito Federal foram definidas nesta quinta-feira, 5, em decreto assinado pelo presidente. A implementação do projeto era uma das bandeiras de Bolsonaro na campanha eleitoral.
Escolas Militares 2
Estados e o DF têm de 6 a 27 de setembro para indicar duas escolas que poderão receber o projeto já no primeiro semestre letivo de 2020. Os colégios devem ter de 500 até mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou alunos de ensino médio. A ideia é que os militares atuem em tutorias e na área administrativa. De acordo com o governo, os militares não devem substituir professores em salas de aula.
Filiação
Com vistas às eleições de 2020 em Nova Venécia, o PSL vem crescendo e tem abonado a ficha de muita gente no município. O intuito é lançar vários candidatos a vereador e também concorrer na chapa majoritária, indicando prefeito ou vice.
Namoro
A sigla veneciana, capitaneada pela turma da Direita NV, tem flertado bastante com a lenda da política veneciana, Walter De Prá (que atualmente está sem partido). Tudo indica que o Velho Guerreiro está a um passo de entrar no PSL e, se isso se concretizar, ele é o nome mais forte do partido para pleitear a disputa ao Executivo municipal.
Ideologias
De Prá é um defensor ferrenho do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Em suas redes sociais, o ex-deputado estadual, ex-deputado federal e prefeito por três vezes em Nova Venécia, diuturnamente faz postagens com críticas aos governos de esquerda e enaltece o trabalho realizado por Bolsonaro, o que agrada e enche os olhos dos representantes do PSL veneciano.
Abraços e Beijinhos
Durante a recente realização da Festa da Cappitella, em Nova Venécia, De Prá esteve nos festejos distribuindo abraços e cumprimentando a todos (arte em que ele é PhD e não há outro igual neste quesito). No alto dos seus 83 anos, ele esbanja disposição e vigor. No sábado, no momento do Carrettino, ele parecia um “jovem” de 50 anos, de calça jeans, óculos escuros e sorriso largo.
Eleições 2020
Clio Venturim (MDB) é outro nome que se destaca para a disputa de prefeito em Nova Venécia. Em vários lugares por onde eu ando ouço pessoas dizendo que ele é a “bola da vez” e que nas próximas eleições votarão nele. O primogênito do ex-prefeito Wilson Japonês já foi testado nas urnas e sagrou-se o mais votado em Nova Venécia quando concorreu para deputado estadual em 2018. Clio tem sangue político na veia e carisma de sobra para crescer ainda mais.
PSB
Enquanto isso, o grupo que atualmente comanda a Prefeitura evita falar da sucessão municipal. Sempre que indagados pela coluna, representantes do PSB saem pela tangente e dizem que é muito cedo para falar sobre o assunto e que isso só será discutido depois de abril de 2020. Porém, todos já sabem que o nome para defender o legado de Lubiana Barrigueira é o do atual secretário de Planejamento, Edson Marquiori (que também é o presidente do PSB veneciano).
O Cara
Marquiori é o braço direito do prefeito Barrigueira e também homem de confiança do governador Renato Casagrande. Ele é o articulador maior e quem busca – e consegue – recursos do Governo do Estado para investimentos em Nova Venécia. Equilibrado nas palavras, comprometido em suas atribuições, engajado nas causas sociais e detentor de um olhar futurista, Marquiori esquiva-se de comentar sobre política e diz que o foco no momento é somente o trabalho.
O Cara 2
Dá até para acreditar, pois um pacote de obras de quase R$ 14 milhões foi anunciado na última semana para inúmeras melhorias em Nova Venécia e grande parte desse investimento tem suas digitais. O que não para acreditar é que a política está alheia aos seus planos futuros. Se realmente seu nome for homologado nas convenções, a máquina estadual caminhará ao seu lado e virá como um rolo compressor. Os correligionários, simpatizantes e o marketing eleitoral defenderão que sua vitória trará muito mais para a cidade, até porque o seu parceiro Casagrande continuará no Palácio Anchieta até o fim de 2022.
Mais
Alguns nomes bons também se articulam para o pleito: Adelson Salvador (PSDB), Gleyciaria Bergamin (DEM), Biel da Farmácia (PV) e outros sonham com a “Casa de Granito e Telhado Verde”. Até meados do próximo ano muita água ainda vai rolar no caudaloso Cricaré. Quem viver verá…
Comente este post