POR BILLY BALDO – [email protected]

Aconteceu
Depois de 25 dias de internação, faleceu nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 30, o senhor José Motta, de 69 anos. Ele é a primeira vítima do coronavírus em Nova Venécia.
Aconteceu 2
José Motta foi entubado no dia 5 de abril, apresentando vários sintomas da Covid-19, entre eles falta de ar, e permanecia internado desde aquele dia. O exame que confirmou positivo foi realizado no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen).
Como?
O paciente contraiu coronavírus após ter feito uma viagem ao Rio de Janeiro e vinha sendo acompanhado pelo Gabinete de Monitoramento desde o dia 2 de abril. Além dele, mais três pessoas da família foram contaminadas, mas, felizmente, foram curadas.
Casos
Até a tarde desta quinta-feira (30), Nova Venécia contabilizava 21 notificações, 12 casos descartados, 4 confirmados e 3 casos curados. No entanto, 25 pessoas estão sendo monitoradas no município.
Precaução
Depois de 30 dias de paralisação das atividades, por causa da quarentena, o comércio veneciano reabriu as portas no último dia 22 de abril. A reabertura revelou uma grande mudança na forma de atuar. Atendentes e lojistas usando máscaras se tornaram comuns e o álcool em gel se tornou item obrigatório.
Precaução 2
Os hábitos, realmente, estão diferentes no comércio. A Secretaria de Obras demarcou calçadas – para orientar às pessoas quanto à distância que devem se manter umas das outras – e nas portas das lojas, sempre há algum funcionário orientando aos clientes sobre como proceder. Pelo que tenho visto, o comércio está fazendo sua parte, sem aglomerações dentro ou fora dos estabelecimentos.
Filas
Mas, se o comércio está tomando as precauções necessárias, o mesmo não se pode falar sobre as imensas filas que têm se formado em frente às lotéricas e a Caixa. Parece festa! Todos os dias a mesma coisa! Aglomeração e poucas pessoas usando máscaras e quase ninguém usando álcool em gel. Nestes casos, o perigo está solto!
Surto
A próxima semana é de muita expectativa em relação à propagação do novo coronavírus no Espírito Santo. Isto porque o comércio reabriu no último dia 22, depois de 31 dias fechado (quando funcionaram, apenas, as atividades essenciais) e, já que o período de incubação do vírus é de 14 dias, pode haver uma escalada de notificações.
Cuidado
Sabendo de todos os riscos, todo cuidado é pouco. Se liguem!
Colapso
A quantidade de mortes por síndromes respiratórias e causas indeterminadas registradas durante a pandemia do novo coronavírus, no Amazonas, aponta que o número de pessoas que morreu por Covid-19 pode ser sete vezes maior do que o divulgado oficialmente. As subnotificações estão acontecendo no País inteiro!
Colapso 2
Entre os dias 21 e 28 de abril, o governo do Amazonas divulgou que ocorreram 118 óbitos em decorrência do novo coronavírus em Manaus, sendo que, neste mesmo período, 262 pessoas foram enterradas por causas indeterminadas nos cemitérios públicos da capital.
Colapso 3
A Associação Brasileira de Funerárias solicitou ao governo federal um avião de carga para o transporte de duas mil urnas para Manaus. A entidade diz que o estoque de caixões da cidade não é suficiente se a média de mortes pelo coronavírus continuar crescendo. Pensem bem, estão faltando até caixões!
Colapso 4
O setor pode entrar em colapso e os corpos terão que ser sepultados em sacos plásticos, segundo a associação. Em duas semanas, o número de sepultamentos nos cemitérios públicos de Manaus triplicou, com média de 100 enterros por dia.
Passou vergonha
Em Linhares, a microempresária Maria Aparecida Paes Leme de Novais Lima reproduziu uma fake news de que o governador, Renato Casagrande, teria liberado o funcionamento de lojas de chocolate, na Páscoa, por sua filha ser proprietária de uma franquia da Cacau Show – uma afirmação totalmente mentirosa, que foi prontamente desmentida pela imprensa do Estado.
Passou vergonha 2
A Justiça Estadual determinou a exclusão da mentira no Facebook sobre a filha do governador. A decisão liminar foi proferida, na última segunda-feira (27), pelo juízo da 7ª Vara Cível de Vitória em uma ação de indenização movida por Casagrande contra a autora da postagem. Bem feito!
Saída
Anderson Salvador não responde mais pela chefia da 7ª Ciretran, em Nova Venécia. Ele saiu a pedido, em cumprimento à lei eleitoral, já que possui planos para as Eleições 2020.
Dificuldade
Grande parte do comércio veneciano é formada por pequenas lojas, as quais ficaram fechadas por 31 dias, entre março e abril, em razão da quarentena causada pelo novo coronavírus. Imaginem o prejuízo desses lojistas!
Dificuldade 2
Boa parte dos lojistas paga aluguel. Alguns conseguiram negociar e obtiveram desconto de seus locatários, mas nem todos os proprietários têm essa sensibilidade. Muitos não arredaram o pé e estão exigindo o pagamento integral, sem dó, nem piedade.
Reabertura
O Governo do Estado permitiu que os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais voltassem às atividades, em todo o Espírito Santo, a partir da segunda-feira (27). A autorização já havia sido concedida, na semana anterior, a 72 municípios do interior do Estado. No entanto, as restrições permaneceram na Região Metropolitana da Grande Vitória.
Reabertura 2
A reabertura do comércio na Região Metropolitana será decidida neste sábado, 2, pelo Governo estadual. Pesarão na decisão o índice de crescimento de notificações, de casos confirmados e a quantidade disponível de leitos de UTI.
Guanabara
Na última segunda-feira, 27, o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, junto com secretários municipais e equipe de governo, se reuniu com Ubirajara Atanasio dos Santos, técnico de produção e gerente da empresa Comer Construtora, responsável pela obra da Avenida Guanabara, para discutir sobre o andamento das obras de pavimentação asfáltica e drenagem do local.
Guanabara 2
Durante a reunião o prefeito cobrou agilidade na execução para que a população e o comércio não fiquem ainda mais no prejuízo com os transtornos causados pela obra. Além disso, o prefeito pediu maior constância do carro-pipa jogando água para diminuir a poeira causada pela obra. E põe poeira nisso!
Atenção
Muitos moradores e comerciantes instalados na região da Guanabara ainda não fizeram a ligação da rede de esgoto junto à Cesan, o que precisa ser feito o mais rápido possível, já que a galeria que existe atualmente será interditada.
Novidade
O Correio9 está instalado em sua nova sede. A mudança se deu em razão dos novos projetos que estão sendo implantados, um deles é a agência Jorrar Marketing. O espaço é mais amplo e dividido para abrigar todas as áreas, de jornalismo, publicidade e estúdio de gravações. A nova Redação está funcionando à Rua Aymorés, 243, no Bairro Filomena, atrás da Veneza.
Jorrar
Chegou à Nova Venécia a Jorrar Marketing, uma parceria entre o jornal Correio9 e o publicitário Jorge Almeida. A Jorrar é uma agência de publicidade preparada para cuidar de toda a estratégia de marketing de sua empresa. Com um mês de funcionamento, já conta com uma carteira com contas de 20 clientes.
Jorrar 2
A agência realiza serviços como criação, planejamento de marketing, produção de vídeos em estúdio e externos, estratégia de marketing digital para redes sociais, videoaulas e conteúdo audiovisual. Outra especialidade, exclusiva da Jorrar, é a criação de identidade visual, desde a marca até a sua aplicação física. Se sua empresa quer inovar, e mostrar criatividade, procure a Jorrar.
Deu na Net
Covid-19 parece nome de congresso de quem trabalha com audiovisual: “Covid-19 no Anhembi”. Cadê os nomes da hora, meu (?): Peste bubônica, febre tifoide. Tu ouve essa p***a e já se caga nas calças. Com esse nome, Covid-19, não mete medo mesmo, por isso que tem gente que acha que é uma gripezinha. Lança uma “Gripe Sulfânica”, “Peste Mobral”, “Febre Pulmóide”. Lança um nome assim para ver se nego não fica em casa!”
Comente este post